Quem se preocupa com o meio ambiente atrai mais relacionamentos sérios
Se você escolhe comprar produtos sustentáveis, é visto como mais competente e caloroso, além de uma melhor companhia para namoros de longo prazo.
Os filmes de superheróis estavam certo: salvar o mundo é uma ótima forma de arranjar uma namorada. Um estudo americano analisou como as pessoas que compram produtos sustentáveis são vistas pelos outros – e descobriram que elas são consideradas ótimas opções para relacionamentos de longo prazo.
Pesquisadoras das Universidade Loyola e Carnegie Mellon, nos EUA, recrutaram mais de 500 participantes. Ao chegar no laboratório, eles eram instruídos a tentar acertar aspectos da personalidade de clientes que acabaram de fazer compras.
Cada um lia uma história curta sobre uma pessoa do sexo oposto que estava comprando dois produtos: uma máquina de lavar louças e um carro.
Os voluntários eram informados de que preços e opções de produtos a pessoa estava considerando – uma sempre luxuosa e de alta performance e a outra uma alternativa mais amigável ao meio ambiente. No fim, ficavam sabendo qual ela escolheu.
LEIA: Perfume genético deixa pessoas mais atraentes
Depois de ler sobre a pessoa na esquete, o participante avaliava, de 1 a 7, a competência, a gentileza e o status social do seu alvo.
Além disso, eles avaliaram o quanto teriam interesse de sair romanticamente com o analisado e se achava que aquela era uma pessoa ideal para relacionamento curtos ou longos.
Homens e mulheres julgaram que as pessoas que compraram a versão sustentável dos produtos eram mais competentes. Para os homens, o preço também fez diferença: eles avaliaram melhor as mulheres que escolheram os produtos mais baratos. As pessoas eco-friendly também foram consideradas mais calorosas, especialmente os homens.
LEIA: Viajar te deixa mais jovem, atraente e criativo
No campo dos relacionamentos, as pessoas que escolhiam os produtos mais luxuosos eram tidas como mais atraentes fisicamente.
Já quem fez escolhas mais sustentáveis foi associado com outros fatores importantes em um parceiro, como fidelidade e responsabilidade – e, por isso, despertaram o interesse de relacionamentos mais longos entre os voluntários.
O que as autoras do estudo acreditam é que a pesquisa pode estimular as pessoas a terem hábitos mais sustentáveis. Da próxima vez que acessar o Tinder, não esqueça de colocar “Separo e uso papel reciclável” na sua descrição.