Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Quem se preocupa com o meio ambiente atrai mais relacionamentos sérios

Se você escolhe comprar produtos sustentáveis, é visto como mais competente e caloroso, além de uma melhor companhia para namoros de longo prazo.

Por Ana Carolina Leonardi
Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 29 jun 2016, 19h30

Os filmes de superheróis estavam certo: salvar o mundo é uma ótima forma de arranjar uma namorada. Um estudo americano analisou como as pessoas que compram produtos sustentáveis são vistas pelos outros – e descobriram que elas são consideradas ótimas opções para relacionamentos de longo prazo.

Pesquisadoras das Universidade Loyola e Carnegie Mellon, nos EUA, recrutaram mais de 500 participantes. Ao chegar no laboratório, eles eram instruídos a tentar acertar aspectos da personalidade de clientes que acabaram de fazer compras.

Cada um lia uma história curta sobre uma pessoa do sexo oposto que estava comprando dois produtos: uma máquina de lavar louças e um carro.

Os voluntários eram informados de que preços e opções de produtos a pessoa estava considerando – uma sempre luxuosa e de alta performance e a outra uma alternativa mais amigável ao meio ambiente. No fim, ficavam sabendo qual ela escolheu.

LEIA: Perfume genético deixa pessoas mais atraentes

Continua após a publicidade

Depois de ler sobre a pessoa na esquete, o participante avaliava, de 1 a 7, a competência, a gentileza e o status social do seu alvo.

Além disso, eles avaliaram o quanto teriam interesse de sair romanticamente com o analisado e se achava que aquela era uma pessoa ideal para relacionamento curtos ou longos.

Homens e mulheres julgaram que as pessoas que compraram a versão sustentável dos produtos eram mais competentes. Para os homens, o preço também fez diferença: eles avaliaram melhor as mulheres que escolheram os produtos mais baratos. As pessoas eco-friendly também foram consideradas mais calorosas, especialmente os homens.

LEIA: Viajar te deixa mais jovem, atraente e criativo

Continua após a publicidade

No campo dos relacionamentos, as pessoas que escolhiam os produtos mais luxuosos eram tidas como mais atraentes fisicamente.

Já quem fez escolhas mais sustentáveis foi associado com outros fatores importantes em um parceiro, como fidelidade e responsabilidade – e, por isso, despertaram o interesse de relacionamentos mais longos entre os voluntários.

O que as autoras do estudo acreditam é que a pesquisa pode estimular as pessoas a terem hábitos mais sustentáveis. Da próxima vez que acessar o Tinder, não esqueça de colocar “Separo e uso papel reciclável” na sua descrição.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.