PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Quer ser feliz? Vá para a Finlândia

Relatório da ONU apontou o país nórdico como o lugar com os moradores (incluindo os imigrantes) mais felizes do mundo. O Brasil ficou na 28º colocação

Por Felipe Sali
15 mar 2018, 13h41

Quando ouve sobre a Finlândia, no que você pensa? Provavelmente, em neve, ilhas e na famosa aurora boreal, correto?. Mas, a partir de agora, Finlândia é reconhecida como referência em um novo assunto: felicidade.

Nesta quarta-feira, 14, a ONU divulgou o Relatório Mundial da Felicidade, com pesquisas realizadas em 156 países entre 2015 e 2017, e não deixou dúvidas – a Finlândia é o lugar onde as pessoas são mais felizes no mundo, seguido por Dinamarca, Noruega e Islândia.

Se você está se perguntando como um lugar onde ocasionalmente faz sol à meia-noite e alcança temperaturas de -20ºC pode ser considerado feliz, saiba que o relatório levou em consideração indicadores como expectativa de vida, renda, liberdade, nível de corrupção e políticas que visam garantir o bem-estar dos cidadãos. Bateu a vontade de se mudar para lá? Então temos outra boa notícia: a pesquisa apontou que o nível de felicidade entre imigrantes que moram na Finlândia também é o maior o mundo.

Na outra ponta, no último lugar da lista, ficou Burundi, um pequeno país da África que está mergulhado numa crise violenta desde 2015, quando o presidente Pierre Nkurunziza anunciou que iria concorrer a um terceiro mandato, mesmo que a constituição não permitisse. A reação da oposição gerou uma guerra civil que dura até hoje. Como se não bastasse, a região também é propensa a desastres naturais.

A Venezuela é um dos países que mais estão caindo na tabela desde 2008 por conta da conhecida situação política, econômica e social que enfrenta há alguns anos. Já o país que mais subiu posições foi Togo. Vale lembrar que a pesquisa foi encerrada pouco antes do começo das manifestações políticas mais recentes, que resultaram na morte de 100 pessoas.

Continua após a publicidade

O Brasil ocupa o 28º lugar. Poderia ser melhor, mas ainda está à frente de países como Portugal (77º) e China (86º). Na última pesquisa, publicada em 2015, nós estávamos muito mais felizes do que somos agora, seis posições acima da atual. Mas isso não é surpresa para ninguém.

Confira o top 10 e as suas respectivas pontuações:

1. Finlândia (7.632)

2. Noruega (7.594)

3. Dinamarca (7.555)

4. Islândia (7.495)

5. Suíça (7.487)

6. Holanda (7.441)

7. Canadá (7.328)

8. Nova Zelândia (7.324)

9. Suécia (7.314)

10. Austrália (7.272)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.