GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Senso Comum

Thomas Paine

NOME ORIGINAL_Common Sense (Estados Unidos)
EDIÇÃO EM INGLÊS_ Indipublish; 2004


DO QUE TRATA

O livro é uma defesa da independência do Estados Unidos, até então uma colônia da Inglaterra. Os argumentos simples e a linguagem acessível e clara fizeram de Senso Comum uma obra bastante popular na época de seu lançamento. Thomas Paine afirma que a distância entre as Américas e a Inglaterra tornava lenta e dificultava muito a tomada de decisões políticas na colônia. O autor também argumentou que, se a metrópole britânica entrasse em guerra, sua colônia deveria guerrear também. Crítico ferrenho da monarquia, ele levanta a bandeira do regime republicano.

QUEM ESCREVEU

Nascido no povoado de Thetford, Nor-thfolk, Inglaterra, Thomas Paine (1737-1809) era especialista em confeccionar espartilhos e trabalhou para o fisco inglês. Foi apenas em 1774, aos 37 anos, quando se mudou para os Estados Unidos que ele começou a escrever, trabalhando como redator-chefe da revista Pensilvânia Magazine.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Lançado em meio à Guerra de Independência dos Estados Unidos (de 1775 a 1781), o livro foi fundamental no apoio popular à causa. A Declaração da Independência, de Thomas Jefferson, teve muita influência das idéias de Paine.