PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um mar morto

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 ago 1988, 22h00

Cientistas alemães descobriram finalmente a causa do repentino crescimento de algas verdes que dizimou a fauna do mar do Norte, no primeiro semestre do ano. A têmperatura mais quente do que o normal para a época e um aumento no volume de poluenetes – desde fezes animais e detergentes caseiros, ambos ricos em nitratos e fosfatos – formaram na água uma verdadeira sopa nutritiva. Bem alimentadas, as algas microscópicas passaram a se duplicar a cada vinte horas, criando uma espessa camada de limo.

Foi uma praga: havia por litro de água do mar do Norte a média de 10 milhões de algas vorazes, consumindo todo o oxigênio disponível, mais do que três vezes a quantidade considerada fatal para as demais formas de vida marinha. Resultado: nas praias dinamarquesas, centenas de focas apareceram mortas ou com os pulmões em petição de miséria. Na Suécia, dezenas de toneladas de trutas e de salmões foram encontradas sem vida. O desastre não foi menor na Noruega, onde se tentou até rebocar as fazendas de criação de peixes para a segurança dos fiordes. As algas acabaram por dispersar-se, mas, enquanto não for controlada a poluição das águas na região, o mar do Norte poderá a qualquer momento virar novamente um mar morto.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.