PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Verdades, certezas e dúvidas – Carta do Editor

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 30 jun 2008, 22h00

Sérgio Gwercman, redator-chefe

Terapia funciona? Se você espera que nossa reportagem traga uma resposta do tipo sim ou não, sem margem para dúvidas, peço desculpas. Não é esse o resultado da apuração profunda da repórter Denize Guedes e do editor Leandro Narloch. Aliás, nem deveria ter sido. Porque a Super não tem a pretensão de transformar suas páginas numa estrada para a Grande Verdade – e eu tenho sérias dúvidas de que esse tipo de coisa realmente exista. O máximo que nossas matérias podem lhe oferecer são os fatos que permitem à ciência construir suas convicções. E convicção é muito diferente de verdade. A primeira é temporária, preza a dúvida e pode mudar a qualquer nova descoberta. Têm o espírito e a alma da ciência. A segunda é definitiva e imutável – uma espécie de questão de fé. É por isso que a Super não pratica o jornalismo do “sim ou não”, que procura enxergar tudo como preto ou branco. Sabemos que as grandes questões são acinzentadas – e é isso que as faz tão coloridas.

Há 6 anos a Super publicou o infográfico “Metrô do Rock”, que mostrava a origem e as convergências das diversas correntes da música. A coisa é tão fantástica que entrou para a história da revista: não há compilação do nosso trabalho que não inclua esse infográfico. Foi por isso que decidimos revisitar o passado: o editor Alexandre Versignassi, a repórter Karin Hueck e o designer Jorge Oliveira passaram semanas debruçados na história do conhecimento para fazer o “Metrô da Ciência”. Conseguiram – e produziram uma página que passa desta edição diretamente para a história da Super.

Um grande abraço.

Por quê?

Continua após a publicidade

Para que serve o apêndice (além de causar apendicite)? Por que o povo alemão aderiu ao Holocausto? Por que homens têm mamilos? Poucas coisas estão enraizadas há tanto tempo no nosso DNA como a capacidade de fazer boas perguntas – e encontrar suas respostas. É esse o espírito do especial 29 Coisas Que Não Fazem Sentido, que já está nas bancas. Espero que você goste.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.