GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vinte Mil Léguas Submarinas

Júlio Verne

NOME ORIGINAL_Vingt Mille Lieues sous les Mers (França)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martin Claret; 2004

DO QUE TRATA

Um médico, seu criado e um atirador de arpão fazem uma incrível viagem a bordo do submarino Nautilus. Comandado pelo capitão Nemo e tripulado por pessoas de diversas nacionalidades, o Nautilus fi ca 8 meses sob as águas, percorrendo lugares exóticos ao redor do mundo, combatendo navios e ajudando povos que lutam pela liberdade.

QUEM ESCREVEU

Júlio Verne (1828-1905) começou a carreira escrevendo para o teatro, mas sempre foi interessado em descobertas científicas. Sem dinheiro para se dedicar à literatura, trabalhou na Bolsa de Valores. Até conseguir alguém que publicasse sua obra, foi recusado por mais de 15 editoras. Dizem que, numa noite de 1905, debilitado, pediu à mulher um exemplar das Vinte Mil Léguas Submarinas, seu livro preferido, e morreu instantes depois.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Verne é o pai da ficção científica. Seus livros inspiraram inventos científi cos, como o submarino nuclear, e anteciparam criações que vão da TV ao foguete. Em 1954, quando a Marinha norte-americana lançou o primeiro submarino nuclear, batizou-o de Nautilus. O livro foi obra de referência para as expedições de Jacques Cousteau.