PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Você pode dar o nome que quiser para o seu filho?

Por Taíssa Stivanin
Atualizado em 31 out 2016, 18h45 - Publicado em 6 dez 2005, 22h00

Se ele nasceu no Brasil, sim. Mas em alguns países da Europa – como França e Portugal – os pais têm que conter a imaginação na hora de escolher o nome dos rebentos. Em Portugal, por mais que queira, você não vai poder chamar sua filha de Sophia. Desde 2001, o nome está na lista de nomes não admitidos pela Direção Geral dos Registros, um órgão subordinado ao Ministério da Justiça.

O objetivo dos nossos patrícios é proteger o idioma. Por lá, todo nome deve ser adaptado à grafia e à fonética lusitanas. É por isso que Sophia não pode, mas Sofia, sim. Quando o nome não consta da lista dos permitidos, mas também não está proibido, um consultor da Direção investiga suas origens e a grafia correta e determina se ele deve ou não ser aceito.

Já na França, a tradição tem origem religiosa. O calendário gregoriano, divulgado em 1592, determina um santo para cada dia do ano e a Igreja passou a só batizar as crianças com nomes de santos. O costume perdurou até 1993 e, nas prefeituras, os oficiais de registro civil eram orientados a proibir nomes fora do calendário. Depois desse ano, a lei passou a permitir nomes diferentes, contanto que não sejam muito esdrúxulos, como Peugeot, ou muito polêmicos, como Hitler.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.