GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Xuxa, Bumbum Granada e Rihanna: os mais vistos no YouTube em 2016

Todo ano, o site libera a lista dos vídeos mais assistidos em cada país - e por aqui, rolou de tudo: desde Silvio Santos até Marina Joyce

Com mais de um bilhão de usuários, o YouTube é o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. De clipes musicais a tutorias de maquiagem, de pegadinhas a episódios da Galinha Pintadinha, o portal tem de tudo um pouco – e por isso mesmo, conquista tanta gente.

Mas, com tanto conteúdo junto, às vezes é difícil seguir tudo. Por isso, desde 2010, o site organiza uma retrospectiva anual chamada Rewind, na qual lista os vídeos mais assistidos em cada país e no mundo. Os conteúdos mais populares internacionalmente são resumidos em um vídeo remix, que sempre faz o maior sucesso: o do ano passado, por exemplo, acumulou 106 milhões de views.  

O desse ano acabou de sair, e a gente separou os conteúdos com mais visualizações aqui e no planeta:

Os 10 vídeos mais vistos no Brasil

Ao contrário da lista geral, que tem só músicas pop e trailers de filmes americanos, no Brasil a coisa é bem mais eclética. Os vídeos de youtubers ficaram no topo das paradas youtubescas, justamente por agradarem gregos e troianos, coxinhas e petralhas: tem vídeos de piadas, de propagandas de filme, de maquiagem, de opinião…

Na lista nacional, praticamente só tem coisa tipicamente brasileira: gente pagando mico, gente se dando mal, a Ivete Sangalo brava com o marido, muito humor e até a Xuxa:

Todos são made in Brazil, com exceção de um: o vídeo da youtuber Marina Joyce. Lembra dela? Em julho, o Twitter explodiu porque todo mundo achava que ela estava secretamente pedindo socorro nos vídeos (eventualmente, Joyce publicou no Facebook desmentindo a história e afirmando que era uma deusa – pois é -, e a internet acalmou).

Os 10 vídeos mais vistos no mundo

O mundo não ficou tão preocupado com o paradeiro de Marina Joyce quanto nós, brasileiros: o vídeo supostamente suspeito da youtuber, “DATE OUTFIT IDEAS”, não aparece entre os 10 mais assistidos internacionalmente. O planeta, na verdade, parece estar muito mais preocupado em ver Adele cantando junto com a própria música (e mandando ver no rap Monster, da Nicki Minaj), no programa inglês The Late Show, um vídeo com mais de 136 milhões de views:

Depois, vem um monte de vídeos sem conexão nenhuma: curiosidades, esportes, shows de talentos, gente sendo enganada, críticas a Donald Trump e (claro) o Channing Tatum cantando Beyoncè:

E não podemos esquecer que, em 2016, o mundo assistiu 95.457.106 vezes esse tesouro da humanidade:

Música

As 10 músicas mais ouvidas no Brasil

Assim como aconteceu na lista de vídeos, o Brasil assistiu muito mais clipes de músicas brasileiras do que estrangeiras: o funk e o sertanejo universitário dominaram a lista, com Anitta, Luan Santana, MC Livinho e Maiara e Maraisa entre os principais artistas:

Apesar das nacionais ocuparem os corações e as telinhas dos brasileiros, Rihanna e Fifth Harmony foram as campeãs musicais do ano no YouTube, tanto no Brasil quanto no mundo. E nem sinal da Beyoncè, que esse ano foi indicada a 9 Grammys por seu álbum Lemonade:

As 10 músicas mais ouvidas no mundo

Além de Fifth Harmony e Rihanna, o mundo ouviu outros ritmos, como o reggaeton e o pop rock:

É de se notar que todas as canções mais ouvidas do mundo, pelo menos no YouTube, são americanas, né?

TV & Cinema

Top 10 do Brasil

Você poderia pensar que os trailers e programas de TV mais assistidos no YouTube brasileiro seriam americanos, né? Só que não: assim como as músicas, os conteúdos mais populares por aqui foram trechos de novelas, pegadinhas do Silvio Santos e até uma reportagem sobre o ator do Todo Mundo Odeia o Chris, que não aguenta mais os fãs pentelhos do Brasil no Instagram:

Mas, claro, a Marvel e a DC não poderiam ficar de fora. Os trailers de Guerra Civil e Esquadrão Suicida foram os dois mais assistidos por aqui – assim como na lista do mundo:

Top 10 do mundo

Além do Esquadrão Suicida e da Guerra Civil, que levam o primeiro lugar na lista geral, os conteúdos de cinema e TV mais assistidos no YouTube ao redor do mundo foram todos de filmes dos EUA: