GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Zeladores urbanos

Em vez de esperar o poder público, pessoas do mundo todo estão tomando atitudes para melhorar o local onde moram

Texto Vitor Leal Pinheiro

Cansados de esperar o governo, pessoas do mundo todo resolveram agir e consertar os problemas das cidades onde vivem. Conheça 3 grupos que meteram a mão na massa para melhorar o espaço público:

• Sinalização clandestina:
Em São Paulo, ciclistas inconformados com a falta de estrutura cicloviária na cidade resolveram instalar placas e sinalizar as ruas, pintando bicicletinhas no asfalto. A ideia é que os motoristas pensem que as ciclofaixas são oficiais e passem a respeitar mais quem pedala.

• Jardinagem de guerrilha:
O inglês Richard Reynolds, decidido a embelezar sua cidade e melhorar a autoestima da população, começou a invadir terrenos públicos e praças abandonadas em Londres, plantando flores e árvores e postando os resultados na internet. Suas ações inspiraram milhares de pessoas ao redor do mundo e deram início à jardinagem de guerrilha.

• Ocupar a praça:
Em dezembro de 2008, durante as manifestações pela morte de um adolescente por um policial, em Atenas, na Grécia, um grupo invadiu um estacionamento, plantou árvores e transformou o espaço em uma praça. A iniciativa cresceu e contaminou vários bairros da cidade. Em Curitiba, coletivos invadiram um terreno baldio e o transformaram em uma praça pirata.