GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

6 aplicativos essenciais para curtir o Rio de Janeiro

Baixe gratuitamente e aproveite o que a cidade tem de melhor

A chance de você estar lendo esse texto em um smartphone enquanto transita pela cidade onde mora é grande. Mesmo se não estiver, você provavelmente concorda: a tecnologia pode ajudar, e muito, a nos relacionarmos com os lugares em que vivemos ou que visitamos. As infinitas possibilidades estão ali, na palma de nossas mãos, nos aproximando de lugares, pessoas e experiências. Cada cidade é diferente, e os aplicativos para nos conectar a elas não poderiam deixar de ser.

Em parceria com o #hellocidades, plataforma de Motorola que incentiva a reconexão pessoal através das cidades com o uso consciente da tecnologia, listamos alguns apps com a cara do Rio para ajudar você a explorar praias, esportes, meios de transporte e bares da cidade. Todos eles são gratuitos e disponíveis na Play Store.

Aplicativos com sotaque do Rio e gírias praieiras

Na Praia

Delivery na praia? Tem! O app ajuda a localizar o vendedor do produto que você busca que está mais próximo na areia. Seja um ambulante ou uma barraca, o importante é achar o que procura. O estudante Lucas Neves de Mello baixou recentemente, graças a um desejo súbito na praia. “Queria muito comer cuscuz e não achava de jeito nenhum”, diz. Naquele dia específico, não encontrou. Mas Lucas mudou de ideia e conseguiu pedir água de coco e cerveja. “Funcionou bem para pedidos mais simples”, garante.

O pagamento pode ser feito na hora, em dinheiro, ou via cartão de crédito pelo próprio aplicativo, o que facilita bastante a vida de quem se esquece de levar uns trocados para a praia e não quer perder nenhum minuto do sol. O aplicativo também disponibiliza um espaço para feedbacks e avaliação dos vendedores e serviços, ficando ainda mais fácil decidir o que e com quem pedir.

Cervaonde

Falando em cerveja, aí está um aplicativo que dá dicas valiosíssimas para quem está com vontade de sair de casa. Na contramão da “gourmetização”, esse aplicativo ajuda a encontrar os bares ou botecos próximos com a cerveja mais barata. O Cervaonde tem recursos colaborativos que permitem avaliações e contribuições de outros usuários. O app também funciona para facilitar a divisão final da conta, em vez de todos da mesa quebrarem a cabeça com as calculadoras.

Want2Play

Esse app pode ser usado de três formas diferentes, mas todas são ótimas para quem curte esportes. Além de encontrar as atividades físicas mais próximas a você, ele te ajuda a dar match com quem pratica o mesmo esporte e ajuda a organizar suas atividades esportivas para você não perder nem uma partidinha. Tem opções para todos os gostos: vôlei, futebol, basquete, corrida, caminhada e futevôlei. O Want2Play já ganhou expansão, chegando a Portugal. Mas o maior número de usuários e atividades cadastrados ainda é no Rio de Janeiro.

VisitRio

O app foi desenvolvido pela Prefeitura do Rio para concentrar informações turísticas da cidade. O VisitRio tem versões em português e inglês e oferece conteúdos sobre passeios, restaurantes, agenda cultural, meios de transporte etc. É um guia pensado para quem visita a cidade, mas é bastante útil para quem vive no Rio e quer aproveitar melhor.

Aplicativos indispensáveis de mobilidade urbana

Metrô Rio

O sistema de metrô do Rio de Janeiro oferece um aplicativo bem funcional tanto para quem usa no dia a dia quanto para quem pega o metrô com menos frequência. É possível acompanhar os trens e todo o funcionamento do metrô. Se ele estiver parado por qualquer motivo, dá tempo de mudar os planos. A administradora de empresas Maria Eduarda Gomes consulta o app todos os dias para não se atrasar. “Fico na correria durante a semana e nunca consigo organizar bem meu tempo. Já aconteceu de ser mais rápido pegar o ônibus”, diz ela. O app também mostra o mapa completo das linhas e as conecta com pontos importantes da cidade.

Bike Rio

As paisagens incomparáveis do Rio são um convite para explorar a cidade de bicicleta. Como outras capitais do mundo, a carioca também dispõe de um sistema de utilização coletiva de bicicletas, o Bike Rio, que é acessado via aplicativo. O aluguel pode ser feito por diária (R$5,00) ou mensal (R$10,00). Com o app, você escolhe a estação mais próxima e ativa o sistema, liberando a bicicleta. São aproximadamente 300 pontos para retirar e devolver as bikes pela cidade, com a maior concentração nas zonas centro e sul.

Já que você está com o smartphone na mão, aproveite e compartilhe sua experiência com esses apps ou qualquer outro que já tenha te ajudado curtir melhor o Rio de Janeiro com a hashtag #hellocidades. O Rio está em hellomoto.com.br.