Clique e Assine por apenas 8,90/mês

6 coisas que já sabemos sobre “Doutor Estranho”

Esse texto pode conter spoilers

Por Felipe Germano - Atualizado em 31 out 2016, 19h03 - Publicado em 12 out 2016, 18h15

Doutor Estranho é o novo filme da Marvel. Só essa frase já será o bastante para levar milhões aos cinemas. Os filmes baseados nos quadrinhos da editora, ou “Universo Cinematográfico Marvel” como eles mesmos chamam, é a franquia mais rentável de Hollywood: com 13 filmes que renderam mais de 4 bilhões de dólares – cada longa rende, em média, quatro vezes mais do que um James Bond.

Isso não significa, no entanto, que Doutor será parecido com os últimos filmes do estúdio. A SUPER assistiu 15 minutos do novo filme e separa alguns pontos que já dá para saber sobre a produção. 

1. É o filme mais bonito da Marvel

Doutor Estranho conta a história de Stephen Strange, um cirurgião arrogante que sofre um acidente de carro, e perde a precisão que tinha nas mãos. O médico, então, começa a rodar o mundo atrás de algo que possa ajuda-lo, e acaba caindo no Tibete – onde aprende sobre mágica e se torna o mago mais poderoso do universo Marvel. Não é impressionante, então, que a magia seja um componente essencial para o filme. Mas é, sim, impressionante a forma como ela é apresentada. 

Continua após a publicidade

Stephen passeia por dimensões psicodélicas e caleidoscópicas que remetem claramente a uma viagem de ácido. O resultado são experimentações visuais incríveis, coloridas, e, bom, lindas. 

Em determinado momento o protagonista está flutuando pelo espaço, aparece em uma região onde blocos disformes o cercam. As peças se transformam em braços, que começam a agarrá-lo, ele olha para sua mão e braços começam a crescer de seus dedos, uma rajada de vento o atinge; ele cai em um fosso colorido que, na verdade, é seu próprio olho. É tudo vibrante, bonito e aterrorizante. Artisticamente, é, de longe, o filme mais belo da Marvel

2. O começo do longa se passa durante a Guerra Civil

Pouco antes de Stephen sofrer o acidente, pedem para ele ajudar “um militar com esmagamentos nas vértebras depois de um incidente com uma armadura”. O acidentado em questão é James Rhodes, o herói Máquina de Guerra, que perde o movimento das pernas em Guerra Civil. A cena localiza o filme dentro da cronologia oficial da Marvel, e explica por que o personagem não havia aparecido ainda.

Continua após a publicidade

3. O Olho de Agamotto é a Joia do Tempo

Os filmes da Marvel têm um grande vilão em comum: Thanos. Um alienígena que está tentando reunir relíquias superpoderosas para destruir tudo que ver pela frente. Nos quadrinhos essas peças são chamadas de “Joias do Infinito”, e são 6: a joia do Poder, da Mente, da Realidade, da Alma, do Espaço e do Tempo – essa última vai aparecer pela primeira vez em Doutor Estranho, na forma de um famoso amuleto das histórias do mago:  o Olho de Agamotto.
Enquanto nos quadrinhos o Olho é responsável por amplificar os poderes do herói, criando portais, levitando qualquer coisa, e invocando objetos ou criaturas; nos filmes o objeto vai ser o equivalente a jóia, ou seja, possibilitando viagens no tempo. 

LEIA: Marvel e DC têm personagens suficientes para fazer filmes por 3 milênios

4. Mordo não vai ser o vilão – por enquanto

Mordo é um conhecido vilão dentro das histórias do Doutor. Nesse longa, por outro lado, ele assume o papel de ajudante do mocinho. As cenas exibidas são de diversas partes do filme, e em todas o personagem aparece ajudando Stephen. Pode ser que isso seja uma reviravolta do filme? Pode. Mas tudo indica que o vilão do longa é mesmo Kaecilius, interpretado por Mads Mikkelsen. Talvez teremos um Mordo mal nos próximos filmes com o mago.

Continua após a publicidade

5. O filme vai contar com piadinhas de cultura pop

Em Capitão America: Soldado Invernal depois de quase 70 anos congelado, o Capitão está tentando pegar as referências que rolam hoje. Ele chega a anotar tópicos como “Nirvana”, “Rocky (Rocky 2?)” e “Steve Jobs” , em um caderninho – para lembrar o que assistir. Esse tipo de piada com a cultura pop de fora do Universo Marvel volta em Dr. Estranho. O longa conta com piadas sobre Adele, e Eminem, por exemplo. 

6. Stephen Strange pode lembrar bastante Tony Stark

Rico, prepotente, sofre um baque e finalmente procura redenção. Tanto os protagonistas de Doutor Estranho e Homem de Ferro compartilham essas características. Nas cenas a que a SUPER teve acesso, é difícil saber quanto o longa vai investir em diferenciar os personagens – mas, no conteúdo exibido, a fase pré-heroi de ambos é extremamente parecida. 

Continua após a publicidade

 

Publicidade