GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

9 escritoras para prestar atenção na Flip 2016

Por que você precisa conhecer (e ler) essas mulheres

Faça um exercício simples: pegue uma lista de grandes clássicos da literatura e encontre mais de quatro escritoras. A menos que a lista seja sobre grandes clássicos da literatura escritos por mulheres, você dificilmente encontrará.

Nas 112 edições do Nobel de Literatura, apenas 13 mulheres ganharam o prêmio. A literatura, assim como outros setores culturais, é um meio dominado por homens. Editores homens que editam escritores homens para vender livros a livreiros homens. No entanto, do outro lado da estante, as mulheres são maioria. Segundo uma pesquisa do Instituto Pró-Livro, 59% dos leitores brasileiros são mulheres.

Apesar de a maioria dos escritores amplamente reconhecidos serem homens, não existe distinção de gênero na hora de escrever boa literatura. A homenageada deste ano na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) é uma mulher: a poeta Ana Cristina César, Ana C.

É possível notar uma atenção maior ao que as mulheres estão escrevendo pela lista de autores convidados para participar da festa, que começou em Paraty-RJ nesta quarta-feira e vai até domingo. Na última edição, dos 43 escritores, apenas 11 eram mulheres. Neste ano, a Flip é delas – dos 40 convidados, 18 são mulheres. Confira na galeria acima 9 escritoras para ficar de olho: