A geografia de Homeland
A série preferida do presidente Obama não é baseada em fatos reais, mas bem que poderia ser. Ao retratar a eterna caça dos agentes da CIA aos terroristas árabes (o que inclusive já rendeu uma penca de acusações de racismo), Homeland explora na ficção a tensão real entre o Oriente Médio e os Estados Unidos.
Acompanhe a movimentação dos personagens da série e entenda a ligação entre os acontecimentos da ficção e os da realidade.
Síria
Na série – Local em que Brody, soldado americano que ficou oito anos desaparecido depois de ser capturado no Iraque, foi mantido em cativeiro.
Na realidade – Os sírios foram contra a Guerra do Iraque e, recentemente, os Estados Unidos ameaçaram fazer uma intervenção no país para derrubar o presidente Bashar al-Asad.
Afeganistão
Na série – Temp. 1, Ep. 1. Onde Brody foi encontrado pelos soldados americanos.
Na realidade – O país foi invadido pelos Estados Unidos depois dos atentados de 11 de setembro e parte das tropas continua por lá.
Palestina
Na série – Onde nasceu Abu Nazir, o vilão que planeja atacar os EUA.
Na realidade – Nos anos 40, os norte-americanos apoiaram a criação de Israel no território palestino.
Líbano
Na série – Temp. 2, Ep. 2. Os agentes da CIA Carrie e Saul foram até Beirute encontrar uma informante que era casada com um dos líderes do Hezbollah.
Na realidade – O Hezbollah continua muito poderoso internamente e se posicionou a favor do regime de Bashar al-Assad na Síria, chegando inclusive a enviar tropas para o país vizinho.
Arábia Saudita
Na série – Temp. 1, Ep. 6. A norte-americana Aileen Morgan se apaixonou por um local quando foi morar lá com o pai, um executivo do ramo do petróleo, e acabou recrutada pela Al-Qaeda.
Na realidade – É a parceira dos Estados Unidos no Oriente Médio.
Irã
Na série – Temp 3, Ep. 7. O terrorista Majid Javadi foi mandado para lá depois de ser recrutado pela CIA.
Na realidade – A relação entre Irã e EUA sempre foi tensa, mas no final de novembro os dois países assinaram um acordo que prevê o congelamento do programa nuclear iraniano em troca da suspensão de antigas sanções impostas ao país pelos norte-americanos.
Langley, EUA
Na série – e Na vida sede da CIA.
No Brasil, a série é transmitida aos domingos pelo canal FX.