GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A máfia vai ao cinema

10 filmes imperdíveis

O Poderoso Chefão

Diretor: Francis Ford coppola

Atores principais: marlon brando (don vito corleone), Al pacino (michael corleone), robert duvall (tom hagen).

Ano: 1972

“Vou fazer uma oferta que ele não pode recusar”. A célebre frase dita por don Vito Corleone tornou-se uma das falas mais emblemáticas do jeito mafioso de fazer negócios. A sentença resume todo o terror, a chantagem e a ameaça usados pelos chefões da máfia ítalo-americana. A obra recebeu os Oscars de melhor filme e ator principal. O Poderoso Chefão II, estrelado por Al Pacino e Robert De Niro (no papel do jovem Vito Corleone), foi a primeira seqüência cinematográfica a ganhar o Oscar de melhor filme. O terceiro e último episódio da série, lançado em 1990, apresenta um Michael Corleone arrependido e tentando reabilitar a família do legado mafioso.

Bons companheiros

Diretor: martin scorsese

Atores principais: Robert de Miro e ray liotta.

Ano: 1990

Considerado a obra-prima de Scorsese, o filme mostra uma versão mais realista e crua da atuação da máfia. Baseado no livro O Homem da Máfia, de Nicholas Pileggi.

Os intocáveis

Diretor: brian de palma

Atores principais: kevin costner e sean connery

Ano: 1987

A saga do caçador de mafiosos Eliot Ness contra o todo poderoso Al Capone, chefe do crime organizado de Chicago durante os violentos anos da Lei Seca, na década de 1920.

Scarface

Diretor: Brian de palma

Atores principais: al pacino e michelle pfeiffer

Ano: 1983

Com roteiro de Oliver Stone, o filme mostra, sem sutilezas, a história de Tony Montana, imigrante cubano que tenta montar uma megaoperação de tráfico de drogas em Miami.

Senhores do crime

Diretor: david cronenberg

Atores principais: viggo mortensen e naomi watts

Ano: 2007

Os bastidores da máfia russa em Londres. Recebeu uma indicação ao Oscar (melhor ator, para Mortensen) e 3 indicações para o Globo de Ouro (melhor filme, ator e trilha sonora).

+ 5 clássicos

DONNIE BRASCO

Um agente do FBI (Johnny Depp) infiltra-se na máfia americana com a ajuda de um criminoso mais velho (vivido por Al Pacino).

OS INFILTRADOS

Jovem policial (Leonardo DiCaprio) recebe a missão de se infiltrar na máfia liderada pelo chefão Costello (Jack Nicholson). Vencedor do Oscar de melhor filme em 2007.

O GÂNGSTER

A história real do traficante Frank Lucas (Denzel Washington), caçado por um policial obstinado (Russel Crowe).

CHUVA NEGRA

Dois policiais americanos (Michael Douglas e Andy Garcia) vasculham as ruas de Osaka, no Japão, atrás de um mafioso da Yakuza.

HANA-BI

Um retrato violento e poético da Yakuza. Vencedor do Leão de Ouro (melhor filme) em 1997.

The Sopranos

Considerada pela crítica uma das melhores séries de TV dos últimos anos, esta é a história de Tony Soprano (James Gandolfini), mafioso ítalo-americano da cidade de New Jersey que se equilibra como pode entre negócios ilegais e os problemas com a própria família.