GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como funciona a cerimônia do Oscar

Entre o tapete e os prêmios, rola muita coisa: lugares são distribuídos com cuidado e uma missão de guerra é feita para levar os envelopes ao Dolby Theatre

 (Ricardo Davino/Superinteressante)

1. NO TAPETE VERMELHO
As limusines deixam as celebridades no começo do tapete vermelho, que teve seus 150 m de tecido estendidos e passados a ferro nos dias anteriores. Numa tenda, os famosos (todos eles, sem exceção) mostram seus convites.

2. O MAPA DOS LUGARES
Os prováveis vencedores sentam perto do corredor, enquanto casais que romperam e indicados da mesma categoria ficam separados. O motivo: evitar que a cara de decepção do perdedor apareça na tela quando o vencedor for mostrado.

3. SEM CADEIRAS VAZIAS
Quando o ganhador subir ao palco, fique de olho: o lugar de onde saiu não ficará vazio. Os organizadores não gostam de assentos vagos e contratam pessoas para ocupá-los enquanto os famosos se ausentam (até para idas ao banheiro).

4. MISSÃO: ENVELOPE
O envelope dado ao vencedor viajou ao teatro escoltado por policiais, passando por rotas secretas. Além disso, como medida de segurança, dois dos auditores que fizeram a contagem dos votos decoram o nome de todos os ganhadores.

5. A CORRIDA DA VITÓRIA
Segurando o Oscar, assim que sai do palco, o ganhador percorre um corredor subterrâneo até um hotel vizinho, onde jornalistas e fotógrafos esperam. Depois da cerimônia, ele vai para casa (ou para alguma festa) com uma estatueta de 33 cm e 3,8 kg embaixo do braço.

NÚMEROS DO OSCAR

– 23 vezes os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Filme não foram do mesmo título
– 3 filmes ganharam todos os grandes prêmios, de Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro: Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991)
– 74 anos: idade de Clint Eastwood, o mais velho a receber o prêmio de Melhor Diretor, por Menina de Ouro (2004)
– 10 anos: idade de Tatum O’Neal, a pessoa mais jovem a ganhar um Oscar, por Lua de Papel (1973)
– 22 indicações: número recorde de indicações seguidas, para Walt Disney, entre 1941 e 1962
– 1h30min: duração do Oscar de 1956, o mais curto
– 4h23min: duração do Oscar de 2002, o mais longo
– US$ 5: preço do ingresso do primeiro Oscar, em 1919. O único em que os vencedores foram divulgados com antecedência

O tempo do discurso
– Uma tela preta faz a contagem regressiva de 45 segundos.
– Faltando dez segundos, ela fica amarela.
– Se o vencedor não para de falar, a orquestra toca.

Fontes: All About Oscar: The History and Politics of the Academy Awards, de Emanuel Levy; Oscar; Academy Awards Database; Dolby Theatre; PricewaterhouseCoopers