GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como se dar bem no cinema

Um roteiro alternativo – cheio de reviravoltas – para aproveitar tudo que uma sala de projeções pode oferecer

 (Estúdio Pingado/Reprodução)

1. Senta que lá vem a história

Na hora de comprar o ingresso, divida o mapa da sala em três faixas de fileiras. O melhor assento fica no centro da fila que inicia o último terço da sala. Ou seja, se são 15 fileiras, sente-se no meio da 11ª fila (letra K). Nesse ponto você vê a tela inteira com o mínimo de distrações laterais e ouve o melhor som da sala, já que ele é testado nessa região.

2. Escolha dublado

Teoricamente, filmes dublados transmitem o conteúdo como um todo de forma mais eficiente. É que, em filmes legendados, os olhos passam 25% do tempo focados na leitura das legendas. A tarefa distrai o cérebro e faz com que detalhes do cenário e das atuações passem despercebidos.

3. Chegue atrasado

Pode atrasar 13 minutos que você não perde nada do filme – só os trailers e anúncios. Aproveite esse tempo comprando comida e indo ao banheiro antes da sessão começar.

4. Leve, sim, o celular

Tem aplicativo para todo gosto: o RunPee informa os minutos irrelevantes da trama – com uma descrição do que rola – para o usuário sair e fazer xixi sem prejuízo. O Media Stinger e o After Credit indicam se o filme tem cenas pós-créditos. Tem até app que mede volume – para ver se a sala respeita o limite de 92 decibéis.

Fontes: The Society of Motion Picture and Television Engineers (SMPTE); Osvaldo Emery, responsável pela área de arquitetura cinematográfica, da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC); IPDOIS Neurobusiness.