GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como vencer o bolão do Oscar

Para conhecer os campeões antes da cerimônia, basta saber quem ganhou as premiações especializadas – elas costumam apontar os futuros vencedores

Analisamos os resultados das premiações dos sindicatos — como o SAG Awards ou Prêmio do Sindicato de Produtores — entre 2000 e 2017 para ver se costumavam adivinhar os vencedores do Oscar. Os resultados chegam a coincidir 82%.

MELHOR FILME

O que a estatística dizia: A Forma da Água. ACERTOU

Como existem 9 indicados, as chances de um dos concorrentes ganhar o prêmio de Melhor Filme, é de pouco mais de 11%. Se você escolher o vencedor do sindicato dos Produtores, no entanto, esse valor sobe para mais de 60%.

DIREÇÃO

O que a estatística dizia: Guillermo del Toro por A Forma da ÁguaACERTOU

O Sindicato dos diretores quase não erra: nos últimos 17 anos só não acertaram três dos vencedores.

MELHOR ATRIZ

O que a estatística dizia: Frances McDormand por Três Anúncios Para Um CrimeACERTOU

Frances venceu a categoria de Melhor Atriz do SAG, o prêmio do sindicato dos atores. As ganhadoras vencem o Oscar em 70% das vezes.

MELHOR ATOR

O que a estatística dizia: Gary Oldman por O Destino de Uma Nação. ACERTOU

Como foi escolhido o melhor ator pelo SAG, Oldman tinha quase 80% de chance de vencer o Oscar. E venceu.

ATRIZ COADJUVANTE

O que a estatística dizia: Allison Janney por Eu, Tonya. ACERTOU

O SAG também acerta, com a mesma precisão, quem vai ganhar o prêmio de atriz coadjuvante. A última vez que o sindicato errou foi em 2009.

ATOR COADJUVANTE

O que a estatística dizia:  Sam Rockwell por Três Anúncios Para Um Crime. ACERTOU

Pode parecer pouco, mas 58% é um valor bem consistente. Se você chutar ao acaso, tem apenas 20% de acerto (já que são 5 competidores).

ROTEIRO ORIGINAL

O que a estatística dizia: Corra!. ACERTOU

O Sindicato dos Roteiristas acerta em mais das metades das vezes quem vai ser o vencedor no quesito de roteiro original. O número seria ainda maior, se não fosse um desentendimento com a academia: as definições sobre o que é original e o que é adaptado variam entre o sindicato e os organizadores do Oscar. Aí os acertos tendem a diminuir.

ROTEIRO ADAPTADO

O que a estatística dizia: Me Chame Pelo Seu Nome. ACERTOU

Baseado no livro de André Aciman, o script venceu o prêmio de melhor roteiro adaptado do Sindicato dos Roteiristas. A organização concorda com a academia em mais de 60% das vezes.

Fontes: Producers Guild of America Awards, Screen Actors Guild Awards, Directors Guild of America Awards e Writers Guild of America Awards