GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conexões de Karl Marx a Groucho Marx

Fabio Marton

Karl Marx
O filósofo, sociólogo e economista alemão levava uma vida agitada. Aos 29 anos, já tinha 3 filhos e acabara de publicar um trabalho de grande repercussão: o Manifesto Comunista. Marx escreveu o texto junto com seu melhor amigo, um jovem rico que ajudou a sustentá-lo por toda a vida. Seu nome era…

Engels
Friedrich Engels e Marx se conheceram 5 anos antes da publicação do Manifesto, na rede de amizades dos autores radicais daquela época. Diferente do sisudo Marx, Engels era quase um playboy: adorava festas e champanhe. O dinheiro que sustentou as atividades da dupla veio da família dele, que era ligada à…

Indústria Têxtil
A família Engels tinha fábricas de tecido em Manchester, na Inglaterra. Foi nesse ramo que começou a Revolução Industrial: com lã e algodão sobrando, a Inglaterra passou a produzir tecidos em grande escala. A nova indústria era obcecada por tecnologia – qualquer coisa valia para melhorar suas máquinas. E isso levou à criação da…

Graxa
O óleo é bom lubrificante, mas escorrega das peças e precisa ser reposto o tempo todo. Os químicos do século 19 descobriram que, misturando óleo mineral a sabão, obtinha-se um lubrificante mais grudento: a graxa. Que, além de ajudar a indústria, achou uma função inusitada. Misturada com tinta, virou o bigode falso de…

Groucho Marx
Reconhecido por seu visual exagerado, esse comediante começou em espetáculos de vaudeville – onde brancos passavam graxa na cara para se fingir de negros. Na segunda metade do século 20, citá-lo virou uma forma de ridicularizar Marx e o comunismo. Bastava dizer: “Sou marxista, da tendência Groucho”.