GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Da lamparina a Lampião

Descubra as conexões da lamparina a Lampião

Fábio Marton

Lamparina
Também chamada de lâmpada a óleo, existe desde a pré-história. A lamparina era simplesmente um recipiente pequeno, de barro ou metal, com uma alça em uma ponta e uma mecha de tecido em outra – igual àquela lâmpada da qual sai um gênio, segundo as lendas árabes. Seu combustível podia ser petróleo, azeite ou…

Óleo de baleia
O homem caça baleias desde a Idade da Pedra. Mas as maiores, como a baleia franca, só começaram a ser capturadas no século 14, por baleeiros bascos – que no século 16 se instalaram na Bahia. Depois do pau-brasil, a caça foi uma das principais atividades da região, até perder espaço para o ciclo do…

Açúcar
Os portugueses trouxeram a cana da Índia para cultivá-la no Brasil, principalmente no Nordeste, onde havia um solo argiloso chamado massapé. A partir de Salvador, a cana foi tomando terras mais ao norte, onde hoje fica o Estado do Pernambuco. Assim foram fundadas novas cidades, como…

Serra Talhada
Em 1752, o capitão português Agostinho Nunes de Magalhães desembarcou em Salvador para fundar um engenho de cana. Após uma longa viagem pelo sertão, encontrou um lugar na base de uma serra, que parecia cortada – daí o nome. Sua fazenda se tor-naria uma vila, e depois uma cidade. A terra natal de…

Lampião
Nascido em 1897, Virgulino Ferreira da Silva era um artesão cujo pai foi morto pela polícia, em 1919. Jurou vingança, cumpriu a promessa e virou o líder de bando mais célebre do Nordeste. O apelido veio do fuzil que ele usava, e emitia um clarão quando disparava. Como um lampião de gás – e também uma lamparina.