GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

5 graus de separação: da Páscoa à Ilha de Páscoa

O que separa o feriado cristão da terra dos moais?

Páscoa

É uma festa judaica, o Pessach, que celebra a fuga dos hebreus do Egito no século 13 a.C. Mais tarde, foi adotada pela Igreja Católica para marcar a ressurreição de Jesus. Apesar dessas tradições, acredita-se que ela tenha surgido como comemoração da chegada da primavera. Isso porque desde milhares de anos antes a humanidade já sabia quando começavam as estações. Graças a uma ciência, a…

Astronomia

Desde Pitágoras, no século 6 a.C., os astrônomos gregos já observavam os astros e sabiam que a Terra era redonda. No século 3 a.C. Aristóteles notou que havia muitas terras no hemisfério norte e supôs que, por uma questão de equilíbrio, deveria existir mais ou menos a mesma quantidade no hemisfério sul. No século 1 a.C., Ptolomeu desenvolveu esse conceito e batizou o sul do planeta de…

Terra Australis

Era um lugar muito estranho: Ptolomeu achava que a África se estendia até o Polo Sul e o oceano Índico era totalmente rodeado por terra (e o nosso planeta era o centro do Universo). Hoje essas ideias parecem bizarras, mas continuaram sendo levadas a sério por muito tempo. No século 18 ainda havia gente procurando a tal Terra Australis, tarefa da qual foi encarregado o holandês…

Jakob Roggerveen

Acreditava-se que tanto a Antártida quanto o pouco que se conhecia da Austrália formassem um único bloco, e em 1721 a Companhia das Índias Orientais contratou Roggerveen para encontrar e catalogar esse continente. Como a Terra Australis não existia, ele não conseguiu. Mas, depois de 8 meses vagando pelo Pacífico Sul, acabou descobrindo um lugar bem curioso, que batizou de…

Ilha de Páscoa

Totalmente isolada, ela chama a atenção pelas moais: cabeças de pedra de até 75 toneladas que olham para o mar e foram construídas pelos habitantes da ilha. Com o tempo, eles trocaram o culto às moais pelo ritual do homem-pássaro: toda primavera, nadavam até um rochedo próximo em busca de um… ovo. Não muito diferente do que crianças do mundo inteiro fazem no domingo de Páscoa.