Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

De Fausto a Fausto

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 21 abr 2010, 22h00

Fabio Marton

Dr. Fausto
Dr. Fausto (Faust) é uma lenda medieval que fala sobre um médico obcecado por ciência que rejeita o conhecimento divino e por isso faz um pacto com o Diabo para obter sabedoria e prazeres terrenos. Essa história popular teve inúmeras adaptações literárias. A mais famosa delas, escrita no século 19 pelo alemão…

Wolfgang Von Goethe
Além de ser um grande poeta e escritor, Goethe também atacou de cientista no final da vida. Seu trabalho mais famoso foi sobre ótica: a Teoria das Cores. Ela continha erros técnicos, e por isso não foi aceita pelos cientistas. Mas foi muito influente entre artistas, principalmente por sua explicação das…

Cores complementares
Goethe agrupou as cores em pares de tons opostos (como verde e vermelho). Esse princípio levou à invenção do negativo colorido, que resultou no cinema em cores. Com a cor, os filmes ganharam temas mais realistas, tendência que explodiu nos anos 60 com o movimento New Holywood. Que gerou um sucesso chamado…

Midnight Cowboy
Estrelado por Dustin Hoffman e Jon Voight, mostra dois sujeitos marginalizados e sem rumo em Nova York. Perdidos na Noite foi seu título em português. É um filme polêmico, com cenas fortes. Mas, apesar disso – ou talvez por isso mesmo -, seu nome batizou um programa de auditório. No qual estourou o comediante…

Fausto Silva
Ele já era jornalista desde os anos 70. Mas foi só em 1984, com Perdidos, que virou celebridade nacional. O programa começou na TV Gazeta, passou por Record e Bandeirantes e em 1989 chegou à Globo – onde perdeu toda a ousadia. Ao contrário do Fausto de Goethe, Faustão fez um pacto para ficar mais certinho.

Continua após a publicidade

Publicidade