Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

De Hong Kong ao King Kong

Descubra as conexões de Hong Kong ao King Kong

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 2 jun 2013, 22h00

Fabio Marton

Hong Kong
Situada no extremo sul da China, nos séculos 16 a 19 a cidade foi um importante centro de comércio com o Ocidente. No século 18, os britânicos decidiram vender ópio aos chineses, que não queriam comprar. Isso levou a uma guerra, na qual Hong Kong acabou se tornando colônia britânica. Foi um ato de…

Imperialismo
No século 19, a Europa viveu uma febre de imperialismo. Praticamente toda a África e a Ásia perderam sua independência para as potências europeias. Isso inspirou Karl Marx em suas críticas ao capitalismo – que, na opinião dele, não sobreviveria sem o imperialismo. Esse conceito se tornou um dos dogmas da…

União Soviética
A Revolução Russa de 1917 criou o primeiro governo marxista do mundo. Mas ele logo entraria em conflito com uma vítima do imperialismo: a Polônia, que havia sido conquistada por russos e alemães em 1772, declarou guerra aos soviéticos em 1919. Essa guerra atraiu gente que não gostava de comunismo, como…

Merian C. Cooper
O piloto americano era um veterano da I Guerra Mundial que decidiu se juntar aos poloneses. Acabou capturado pelos soviéticos, mas escapou e seguiu a carreira de aviador. A partir de 1925, ele começou uma segunda carreira: diretor de documentários. Em 1933, partiu para um projeto mais ambicioso:

King Kong
O diretor-aviador convenceu os estúdios de Hollywood a filmar a história de um gorila gigante que era levado para Nova York, se revoltava e acabava morto por ataques aéreos (Cooper fez o papel de um dos pilotos). King Kong foi tomado de sua pátria nativa por uma potência ocidental – assim como Hong Kong.

Continua após a publicidade
Publicidade