GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De Hong Kong ao King Kong

Descubra as conexões de Hong Kong ao King Kong

Fabio Marton

Hong Kong
Situada no extremo sul da China, nos séculos 16 a 19 a cidade foi um importante centro de comércio com o Ocidente. No século 18, os britânicos decidiram vender ópio aos chineses, que não queriam comprar. Isso levou a uma guerra, na qual Hong Kong acabou se tornando colônia britânica. Foi um ato de…

Imperialismo
No século 19, a Europa viveu uma febre de imperialismo. Praticamente toda a África e a Ásia perderam sua independência para as potências europeias. Isso inspirou Karl Marx em suas críticas ao capitalismo – que, na opinião dele, não sobreviveria sem o imperialismo. Esse conceito se tornou um dos dogmas da…

União Soviética
A Revolução Russa de 1917 criou o primeiro governo marxista do mundo. Mas ele logo entraria em conflito com uma vítima do imperialismo: a Polônia, que havia sido conquistada por russos e alemães em 1772, declarou guerra aos soviéticos em 1919. Essa guerra atraiu gente que não gostava de comunismo, como…

Merian C. Cooper
O piloto americano era um veterano da I Guerra Mundial que decidiu se juntar aos poloneses. Acabou capturado pelos soviéticos, mas escapou e seguiu a carreira de aviador. A partir de 1925, ele começou uma segunda carreira: diretor de documentários. Em 1933, partiu para um projeto mais ambicioso:

King Kong
O diretor-aviador convenceu os estúdios de Hollywood a filmar a história de um gorila gigante que era levado para Nova York, se revoltava e acabava morto por ataques aéreos (Cooper fez o papel de um dos pilotos). King Kong foi tomado de sua pátria nativa por uma potência ocidental – assim como Hong Kong.