Clique e assine com até 75% de desconto

Do metal pesado ao heavy metal

Descubra as conexões do metal pesado ao heavy metal

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 25 jan 2012, 22h00

Fábio Marton

Metal Pesado
Esse termo se refere aos metais de número atômico (isto é, peso) mais alto, como ferro, cobre, chumbo, mercúrio e urânio, em contraste aos chamados metais leves (como magnésio, sódio e alumínio). Alguns metais pesados são tóxicos. É o caso do chumbo, que por ignorância antigamente era adicionado ao…

Vinho
Os romanos ferviam suco de uva em panelas de chumbo e disso obtinham um líquido extremamente doce – que era usado como adoçante e conservante. Chamada de defrutum, essa mistura continha acetato de chumbo, um composto bastante venenoso. Uma de suas vítimas foi ninguém menos que…

Beethoven
O compositor alemão (1770-1827) adorava vinho, que em sua época ainda era adoçado (ilegalmente) com acetato de chumbo. Uma análise dos ossos e cabelos de Beethoven realizada em 2005 aponta que ele foi envenenado por essa substância. Ele ficou surdo e doente, mas continuou a compor e foi figura fundadora do…

Romantismo
Nas artes do século 19, o romantismo surgiu como negação do Iluminismo, do capitalismo e da industrialização. Celebrava a Idade Média, o ocultismo e um modelo de herói solitário, impulsivo e irracional. Todos esses valores acabaram sendo retomados pela contracultura do século 20. Mais notavelmente no…

Heavy Metal
Surgido no final dos anos 1960 com as bandas Deep Purple, Led Zeppelin e Black Sabbath, o metal clássico junta sonoridade forte e letras que frequentemente falam sobre temas medievais e de ocultismo. A origem exata do termo é debatida. Mas o nome Led Zeppelin é uma adaptação de “zepelim de chumbo” – um metal pesado.

Continua após a publicidade
Publicidade