E.T. original e outros itens clássicos de Hollywood vão a leilão
Boneco é um dos três que foram usados no clássico de Steven Spielberg. No mesmo leilão, haverá itens de "Blade Runner", "O Mágico de Oz" e "Jurassic Park".
Caso esteja sobrando alguns milhões de reais na sua casa, fica aqui a dica de como gastá-los: comprando um E.T. original do filme de Steven Spielberg, de 1982. O exemplar vai a leilão nesta sexta (21) e faz parte de uma curadoria de figurinos, pôsteres, materiais de arquivos e muitos outros artefatos de clássicos do cinema do século 20.
Na época em que as gravações de E.T.: O Extraterrestres começaram, foram construídos três protótipos do alienígena. Todos foram projetados pelo artista Carlo Rambaldi. A versão que será leiloada é a que aparece na cena em que o extraterrestre é escondido no meio das pelúcias de Gertie, personagem da atriz Drew Barrymore (então com seis aninhos).
A história da criação da imagem do E.T. não é a mais comum. O visual do personagem surgiu por meio de uma colaboração entre Spielberg, Rambaldi e o artista de storyboard Ed Verreaux (storyboards são desenhos que guiam as filmagens, uma espécie de gibi das cenas de um filme). O alienzinho foi feito a partir de algumas inspirações reais, ou seja, uma mistura de pessoas de verdade – talvez, transformá-las em um bichinho esquisito não tenha sido a melhor forma de honrá-las.
Em um documentário de 1996, Spielberg disse que lembra de Rambaldi com imagens de Albert Einstein, Ernest Hemingway e Carl Sandburg. Para o diretor, o artista perguntou se era possível “fazer os olhos de E.T. tão frívolos, e também enrugados e tristes quanto aqueles três ícones”. Para o resto do rosto, as inspirações saíram do gato de Rambaldi e o pescoço, por mais girafudo que pareça, veio de uma pintura de 1952, Woman of the Delta.
Ao fim das filmagens, mais de US$1 milhão de dólares foram gastos para fazer os bonecos (em dinheiro de hoje, seriam mais de US$ 3 milhões). Por isso, os lances não devem ser muito diferentes deste preço.
Os demais itens do leilão não desapontam. “There Are Such Things” (algo como “Existem certas coisas”), nome que a curadoria recebeu, também inclui materiais dos filmes Blade Runner (1982), O Vingador do Futuro (1990) e a versão de David Lynch de Duna (1984). Figurinos de O Mágico de Oz (1939), adereços de Labirinto (1984), pôsteres de filmes de terror clássicos e materiais da franquia Jurassic Park terminam coleção.
“É uma celebração da exploração cinematográfica do que pode ser possível — em nosso mundo e no próximo”, disse a Sotheby’s, organizadora do leilão organizador, em um comunicado. Pronto para fazer um lance?
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Últimas ararinhas-azuis da natureza são diagnosticadas com vírus letal – comprometendo o futuro da espécie
Estudo sugere que pombos percebem o campo magnético da Terra pelos ouvidos
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil







