GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Elas por elas

Diretoras listam 57 filmes feitos por mulheres que todo mundo deveria assistir

Os números não deixam mentir: a igualdade de gêneros na indústria cinematográfica ainda está longe de ser uma realidade. Na frente e atrás das câmeras, as mulheres têm menos espaço nas telas, menor remuneração e menos voz. Apesar de mulheres serem responsáveis por comprar 50% dos ingressos em sessões nos EUA, há uma proporção de 5 homens para cada mulher trabalhando no cinema, segundo estudo conduzido pela New York Film Academy. No ano passado, menos de 5% dos longas com maiores bilheterias foram dirigidos por mulheres. #nãoestásendofácil

Mas, apesar dos dados serem desanimadores, as boa notícia é que as cineastas não estão paradas por aí esperando a maré virar – talentosas diretoras estão conquistando novos espaços e são responsáveis por filmes que você precisa conhecer. E foi para celebrar a produção feminina (que, para variar, também têm menos visibilidade) que a Bitch Media – organização sem fins lucrativos que é responsável pela publicação Bitch: Feminist Response to Pop Culture e busca oferecer e encorajar uma resposta e engajamento feministas na cultura popular e na mídia – buscou a ajuda do Film Fatales para montar uma lista de recomendações poderosa.

O coletivo de diretoras – que se reúnem regularmente para compartilhar experiências, colaborar em projetos e criar uma comunidade de apoio para a produção de seus filmes – pediu a todas as suas integrantes em Nova York e Los Angeles que listassem os seus filmes favoritos dirigidos recentemente por mulheres e os longas antigos de diretoras que inspiraram o trabalho que desenvolvem hoje.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.