GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Enciclopédia:dá para confiar na Wikipédia?

Não, assim como não dá para confiar 100% em nenhuma fonte única de pesquisa.

Texto Tiago Cordeiro

Não, assim como não dá para confiar 100% em nenhuma fonte única de pesquisa. Mas isso não quer dizer que a Wikipédia não seja um bom ponto de partida. Existe um bom motivo para que 7,8 milhões de internautas a acessem todos os dias. “A Wikipédia já é uma grande referência”, afirma a professora Elizabeth Saad Corrêa, da Escola de Comunicações e Artes da USP. Veja o caso dos verbetes sobre temas científicos. Em 2005, a revista Nature fez uma comparação entre 42 artigos da enciclopédia virtual e da tradicionalíssima Britannica. Identificou 162 erros na Wikipédia e 123 na Britannica.

A maior enciclopédia da web surgiu em 2001. Seu nome vem de wiki-wiki, termo havaiano para “veloz”. Em setembro, tinha 8,2 milhões de artigos, que somavam 1,41 bilhão de palavras em 253 línguas – algumas pouco faladas, como o dialeto romanhol do norte da Itália, outras inventadas, como o klingon (de Jornada nas Estrelas).

Como é possível que uma enciclopédia escrita e editada por leigos voluntários funcione? “A Wikipédia dá certo porque tem uma hierarquia definida e regras claras de conduta. O vandalismo é corrigido com rapidez”, responde Fernanda Viegas, pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Tente apagar um verbete e em minutos um editor, informado por e-mail, terá resgatado a versão anterior.

Mas ainda há furos. No início deste ano, veio à tona um esquema de sabotagem e autopromoção na enciclopédia, com gente da Apple editando o verbete da Microsoft e o site MySpace removendo informação negativa de seu próprio verbete, entre outras coisas. Para evitar coisas assim, medidas extremas estão sendo estudadas: a Wikipédia alemã, por exemplo, deve limitar a edição a colaboradores pré-selecionados.

A hierarquia Wiki

Dos internautas comuns aos reis da cocada preta, saiba quem faz o site

Leitor

Quem é: O usuário que visita o site para se informar.

Quantos são:Aproximadamente 7,8 milhões por dia.

Atribuições: Não procura por erros nem se dispõe a editar nenhum artigo. No máximo, posta algum recado na página de discussões, que pode influenciar os editores.

Poder: Nenhum.

Editor

Quem é: Qualquer internauta que entre em um artigo para alterá-lo.

Quantos são: Cerca de 3 milhões por dia.

Atribuições: Retirar, acrescentar ou corrigir informações de um verbete. Ou criar novos tópicos.

Poder: Limitado. Suas contribuições dependem da aprovação dos administradores.

Administrador

Quem é: Um supereditor eleito (ou indicado por outro editor) por causa da freqüência e da qualidade de suas colaborações.

Quantos são: 1 342.

Atribuições: Apagar ou bloquear páginas problemáticas e recuperar versões anteriores de verbetes vítimas de vandalismo.

Poder: Grande.

Burocrata

Quem é: O chefe dos administradores.

Quantos são: 22 no mundo inteiro (algumas línguas não têm nenhum administrador).

Atribuições: Resolve pendências entre administradores. Pode “demitir” editores mal-intencionados que sabotam artigos da Wikipédia.

Poder: Gigantesco.

Steward

Quem é: O juiz da Wikipédia.

Quantos são: 30.

Atribuições: Em caso de conflito entre diferentes instâncias (burocratas e administradores, por exemplo), é ele que decide quem tem razão. Também pode promover ou rebaixar pessoas de seus cargos, sem votação.

Poder: Descomunal.

Como saber se o verbete wiki é confiável

Estrela

Artigos bem escritos, estáveis, que contêm citações confiáveis e não são tendenciosos podem ganhar uma estrela e ser mencionados como “bons artigos”. Eles podem ser eleitos, por indicação de qualquer internauta, ou escolhidos pelos administradores e pelos burocratas. Em inglês, dos 2 milhões de verbetes disponíveis no começo de outubro, aproximadamente 1 630 eram considerados bons. Em português, eram 260 artigos dentre os 288 mil disponíveis.

Normal

São os artigos comuns, relevantes e bem escritos, mas que ainda não atingiram alto nível de qualidade.

Bloqueado

Em 25 de setembro, um administrador bloqueou a página do Corinthians. O motivo: depois de perder para o arqui-rival Palmeiras dois dias antes, o clube estava ameaçado de cair para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro. Depois de dois dias apagando edições de insulto, o administrador optou por bloquear o verbete para qualquer tipo de modificação.

Suspeito

Quando uma informação importante aparece no verbete sem a devida citação, é comum que os editores façam um alerta avisando do problema. Quando o artigo é cheio de furos assim, ele ganha um selo logo no topo, alertando que o texto precisa de “faxina” e pode não ser confiável.

Cancelado

A Super criou o verbete “Tiago Cordeiro”, com a biografia do autor deste texto, com apenas duas palavras: “jornalista paranaense”. Cinco minutos depois, um administrador de Portugal julgou o artigo improcedente e o indicou para eliminação.