GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Garimpeiro de hits

O veterano DJ de samba-rock Tony Hits é uma enciclopédia de raridades da música negra brasileira(não acredita? Pergunte ao DJ Marky...)

Leandro Fortino

De Jorge, ele curte tudo, desde que não tenha Jor. “Ele tem os motivos dele para ter mudado de estilo, mas a gente dança, curte e compra Jorge Ben.”

Seu primeiro vinil foi “Hit the Road Jack”, de Ray Charles, de 1961, comprado em 1966. Da loja de discos que leva seu nome artístico, escondida atrás do salão de baile Green Express, na avenida Rio Branco, centro de São Paulo, saíram a inspiração e a base para o maior hit dos DJs Marky e XRS, “LK”. “Acredito que o disco que tem ‘Carolina Carol Bela’ tenha sido comprado aqui. Há uns dois, três anos o Marky já estava ouvindo muitas coisas nacionais para introduzir no drum’n’bass.”

Aos 49 anos, o DJ Tony Hits conseguiu ver concretizado o maior esforço de sua vida: o reconhecimento definitivo do samba-rock. Nem mesmo durante sua época de ouro, a virada dos anos 60 para os 70, o gênero havia conquistado tantos adeptos fora dos guetos. “Sou fiel ao meu estilo há 35 anos. Só toco samba-rock e nunca tive vontade de mudar, mesmo com todos os modismos que passaram”, diz o veterano. Em meio aos cerca de 5 mil vinis e CDs à venda em sua loja, Tony fala com orgulho do público jovem e abastado que atraiu, nos últimos três anos, para as festas dedicadas ao gênero, nas quais é possível ouvir rock, partido-alto, bossa nova, Djavan, Doris Monteiro, Som Três, Marco Ribas, Tim Maia e, claro, Jorge Ben.”É uma festa do gueto, mas como tem muita música boa envolvida, não rola droga e não tem briga. E a mistura de públicos é muito legal.

Tem gente de todo tipo, e todo mundo se entende”, garante. Surpresa mesmo foi ver o reconhecimento atravessar o oceano na mala de discos de Marky. “Adorei a faixa (‘LK’), porque mostra essa nossa música lá fora. Fiquei sabendo que tocou na BBC de Londres. Isso é muito legal, uma música com uma referência nossa tão forte.” Sobre o drum’n’bass, ele é sincero: “Não é que eu não goste. Talvez eu não ficasse numa festa a noite inteira, mas gosto da montagem, da técnica que é criada para fazer a música. São sons legais, já ouvi bastante”, diz o DJ.

 

Ouça

LK – DJ Marky e XRS (V Recordings)

Hit das pistas de drum’n’bass que contém um sample de Carolina Carol Bela, de Jorge Ben e Toquinho. Tony Hits diz que o disco original foi comprado em sua loja.