PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Heróica biblioteca

A autora mostra que a biblioteca se formou como uma ¿coleção de coleções¿, transformando a bibliofilia (privativa) dos magnatas em material de consulta para o público.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h49 - Publicado em 30 nov 2002, 22h00

Sérgio Alcides

Talvez Mallarmé estivesse certo ao dizer que “tudo, no mundo, existe para terminar num livro”. Mas isso não será tão ruim enquanto houver uma biblioteca pública e um mínimo de silêncio. Por sorte, as grandes bibliotecas têm o poder de despertar o cuidado de uns poucos funcionários, através dos quais resistem ao tempo e à estupidez.

É o que aprendemos lendo A Longa Viagem da Biblioteca dos Reis (Companhia das Letras), de Lilia Moritz Schwarcz. Com a colaboração dos pesquisadores Paulo Cesar de Azevedo e Angela Marques da Costa, Lilia nos conta a história da Real Biblioteca portuguesa, que formou o núcleo fundador da nossa Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. O acervo de 80 mil volumes teve uma trajetória heróica: surgiu dos escombros do terremoto de Lisboa, em 1755, enfrentou a carolice dos monarcas, escapou dos exércitos de Napoleão e das garras dos britânicos, atravessou o oceano para enfim aportar num país escravocrata.

A autora mostra que a biblioteca se formou como uma “coleção de coleções”, transformando a bibliofilia (privativa) dos magnatas em material de consulta para o público. Sua verdadeira vocação é nada menos do que o ideal humanista dos primeiros pensadores da biblioteca pública, como Justus Lipsius e Gabriel Naudé, do século XVII.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.