GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livro Vermelho

Mao Tsé-tung

NOME ORIGINAL_Mao Chu Hsi Yü Lu (China)
EDIÇÃO EM PORTUGUÊS_ Martin Claret; 2002


DO QUE TRATA

O livro é uma coletânea de citações do líder comunista Mao Tsé-tung e foi organizado por Lin Piao, seu ministro da Defesa. Traz opiniões do dirigente sobre cultura, religião, proletariado, etc., com trechos como “Devemos apoiar tudo que o inimigo combate e combater tudo o que o inimigo apóia” ou “A revolução é um insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra.”

QUEM ESCREVEU

Fundador da República Popular da China e um dos mais importantes teóricos do comunismo, Mao Tsé-tung (1893-1976) nasceu em uma família camponesa e conheceu o comunismo em Pequim, onde estudou pedagogia. Em 1921, foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês e começou a desenvolver sua teoria sobre o potencial revolucionário dos camponeses. Comandou uma guerrilha contra o governo nacionalista e, em 1934, deu início à chamada Grande Marcha. Em 1949, os comunistas tomaram o poder e ele assumiu a Presidência, iniciando a transição socialista que fez da China a terceira potência mundial. Após a morte de Stálin, tornou-se a pessoa mais influente do comunismo internacional.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O Livro Vermelho virou-se uma espécie de bíblia da juventude chinesa nas décadas de 60 e 70 e foi peça-chave de um dos momentos de maior fervor e fanatismo revolucionário do século 20, a chamada Revolução Cultural. Foi criada por Mao a fim de recuperar a popularidade perdida por causa dos fracassos na economia e para se livrar das disputas no interior do Partido Comunista. Fanatizados pela leitura do livro, adolescentes e jovens chineses ocuparam as ruas, escolas, fábricas e repartições do país, caçando quem consideravam “contra-revolucionário”, destruindo livros e obras de arte que pudessem ter alguma ligação com a “burguesia”.Muita gente morreu e a revolução fez aumentar ainda mais o isolamento internacional da China, levando o país à beira da guerra civil. O Livro Vermelho ajudou a fazer de Mao um dos principais teóricos da guerra popular revolucionária e é uma das obras mais lidas no mundo.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Laura Masson

    O ministro de defesa chamava-se Lin Biao, não Piao

    Curtir