Cíntia Cristina da Silva
Dicas úteis para uma vida fútil
Mark Twain, Relume Dumará, 220 páginas, R$ 40
Uma boa amostra da genialidade de Mark Twain, autor de As Aventuras de Tom Sawyer (1876), está nessa compilação de textos extraídos de suas cartas, diários e romances. O livro foi dividido em 8 capítulos que versam sobre a Etiqueta no Cotidiano (em velórios, o autor recomenda que não se leve o cachorro), A Mesa Americana e Comportamento em Viagem, por exemplo. Pena que acabe tão rápido!
Frase: “A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta.”
Para quem: acredita que com uma dose de humor e ironia o ser humano pode ser engraçado.
• Twain nasceu Samuel Langhorne Clemens, em 1835. Antes de ser escritor, foi jornalista e timoneiro de um vapor no rio Mississippi.
• Reclamava dos gostos alimentares pelo mundo e fazia listas do que queria comer no retorno para casa. “Posso elogiar o meu cardápio até não agüentar mais, porém o escocês balançaria a cabeça e perguntaria: cadê a lingüiça de sangue de porco? E os nativos das ilhas Fiji perguntariam: cadê o missionário?”
• Em Fumo, Alimentação e Saúde aos 70 anos, escreveu: “Fumo há 60 anos. Transformei em lei não fumar mais de um charuto por vez. Quanto à bebida, não tenho qualquer lei. Se os outros bebem, gosto de colaborar.”