Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Do que trata o Manifesto Comunista?

Conheça mais sobre a obra de Karl Marx e Friedrich Engels

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 Maio 2018, 17h29 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

AUTORES Karl Marx e Friedrich Engels
TÍTULO ORIGINAL Manifest der Kommunistischen Partei (Alemanha)
EDIÇÃO NO BRASIL Garamond; 2001

Do que trata

“Um fantasma ronda a Europa – o fantasma do comunismo”. Com essa frase, os teóricos Karl Marx e Friedrich Engels introduzem o texto do Manifesto Comunista, elaborado pela dupla a partir de uma solicitação da Liga Comunista, organização internacional que reunia artesãos e operários europeus em meados do século 19. O texto consolida diversos conceitos que já estavam em discussão na época, como a questão da luta de classes entre burgueses e proletários, a proposta de abolição da propriedade privada, etc.

Quem escreveu

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich En-gels (1820-1895) se conheceram em 1844. Engels escrevia para um jornal que era editado por Marx, em Paris, o Franco-German Annals. A primeira obra conjunta dos 2 foi o livro A Sagrada Família, em 1845. A amizade e a parceria da dupla duraram a vida inteira, até a morte de Marx.

Por que mudou a humanidade

Marx e Engels propuseram uma grande mudança para o pensamento político da época: a capacidade de os trabalhadores participarem do processo político. Até então, a grande maioria dos pensadores era contrária ao direito universal ao voto. O Manifesto defende a idéia de que, além da capacidade de participação política, os trabalhadores estavam aptos a tomar o poder e conduzir um processo de transformação que levaria ao comunismo. Além disso, o texto antecipa desdobramentos da economia capitalista que só seriam conhecidos muito tempo depois, como a questão da globalização (num momento em que a Inglaterra era o único país verdadeiramente capitalista, eles afirmaram que o capitalismo tem uma tendência a se expandir). Visionárias para a época, as idéias do Manifesto Comunista só tiveram influência efetiva nos rumos da sociedade no século 20.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.