GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Do que trata o Manifesto Comunista?

Conheça mais sobre a obra de Karl Marx e Friedrich Engels

AUTORES Karl Marx e Friedrich Engels
TÍTULO ORIGINAL Manifest der Kommunistischen Partei (Alemanha)
EDIÇÃO NO BRASIL Garamond; 2001

Do que trata

“Um fantasma ronda a Europa – o fantasma do comunismo”. Com essa frase, os teóricos Karl Marx e Friedrich Engels introduzem o texto do Manifesto Comunista, elaborado pela dupla a partir de uma solicitação da Liga Comunista, organização internacional que reunia artesãos e operários europeus em meados do século 19. O texto consolida diversos conceitos que já estavam em discussão na época, como a questão da luta de classes entre burgueses e proletários, a proposta de abolição da propriedade privada, etc.

Quem escreveu

Karl Marx (1818-1883) e Friedrich En-gels (1820-1895) se conheceram em 1844. Engels escrevia para um jornal que era editado por Marx, em Paris, o Franco-German Annals. A primeira obra conjunta dos 2 foi o livro A Sagrada Família, em 1845. A amizade e a parceria da dupla duraram a vida inteira, até a morte de Marx.

Por que mudou a humanidade

Marx e Engels propuseram uma grande mudança para o pensamento político da época: a capacidade de os trabalhadores participarem do processo político. Até então, a grande maioria dos pensadores era contrária ao direito universal ao voto. O Manifesto defende a idéia de que, além da capacidade de participação política, os trabalhadores estavam aptos a tomar o poder e conduzir um processo de transformação que levaria ao comunismo. Além disso, o texto antecipa desdobramentos da economia capitalista que só seriam conhecidos muito tempo depois, como a questão da globalização (num momento em que a Inglaterra era o único país verdadeiramente capitalista, eles afirmaram que o capitalismo tem uma tendência a se expandir). Visionárias para a época, as idéias do Manifesto Comunista só tiveram influência efetiva nos rumos da sociedade no século 20.