PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Manual: como ter uma coleção de discos de vinil?

Aprenda os truques na hora da compra, como escolher a vitrola ideal – e como conservar os LPs do jeito certo.

Por Rafael Battaglia
16 set 2022, 10h45

1 – Pense se vale a pena

Ilustração de uma pessoa deitada em um tapete, abraçada em um disco cuja capa é o The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd. Para ouvi-lo, ela usa headset, conectado à vitrola. Há notinhas musicais em volta.
(Kaká Leal/Superinteressante)

Colecionar discos de vinil é um hobby caro: os mais vendidos no site da Amazon custam uns R$ 200. E a qualidade do som não é necessariamente maior. Streaming de boa qualidade (320 kbps) passa até pelo crivo de audiófilos radicais.

A graça é o fetiche com o objeto e com a mecânica da reprodução sonora. Os apreciadores costumam reservar um tempo para ouvir as músicas com calma, ler a ficha técnica de cada faixa, admirar o encarte… Se não for a sua praia, fique só com o streaming.

2 – Bico de arqueólogo

Ilustração de uma pessoa garimpando discos em um ambiente que remete bazares e sebos, com várias caixas cheias de LPs. A pessoa está de olho em um disco específico, da Janis Joplin, e o avista com um binóculo.
(Kaká Leal/Superinteressante)

Garimpe sebos e lojas especializadas. Bazares beneficentes e vendas de garagem costumam ter discos raros por preços mais atraentes. Para saber se o achado está em boas condições, use a lanterna do celular para procurar por ranhuras e passe o dedo nelas. Se sentir alguma saliência, o LP vai dar problema.

Continua após a publicidade

3 – A vitrola

Ilustração de uma bancada com uma vitrola em cima tocando música. Há elementos em volta, como um porta-retrato dos Beatles e um headset. Na parede, posters do David Bowie e AC/DC, além de uma guitarra pendurada.
(Kaká Leal/Superinteressante)

Há dois caminhos: comprar um equipamento antigo (ótimos na fidelidade do som, mas que costumam precisar de reparos) ou um novo. Preste atenção se o modelo tem opções como velocidade de rotação, contrapeso e antitasking – os dois últimos estão relacionados ao braço e à agulha, o que ajuda a evitar riscos.

4 – Xô, poeira

Ilustração de mãos lavando um disco de vinil com esponja e sabão neutro, formando espuma. Ao lado, um escorredor de pratos, com vários LPs apoiados, secando.
(Kaká Leal/Superinteressante)

Para conservar os discos, lave-os com sabão neutro, usando sempre o lado macio da esponja. Depois, enxague em água corrente e deixe secar. Troque os plásticos interno e externo do LP (dá para comprar embalagens novas pela internet), guarde-os longe do sol e na vertical – empilhá-los pode fazer com que os discos entortem com o tempo.

Continua após a publicidade

Para saber mais

Torne-se um discófilo

– Para saber se o preço do disco é justo, acesse o Discogs, loja com 14 milhões de LPs. A plataforma permite que você encontre qualquer edição de um vinil e o preço praticado.

– Cada tipo de LP possui a sua velocidade de rotação por minuto (RPM). Os discos de 12 polegadas, tamanho clássico, rodam em 33 RPM; os de 7, com menos músicas, em 45 RPM.

– Para limpar vitrolas, use um pano úmido para tirar o pó. Não toque nas agulhas – isso vai engordurá-las, o que prejudica seu funcionamento. Limpe-as com um pincel macio.

Continua após a publicidade

– Por falar em agulhas, saiba que elas têm vida útil. Faça o teste: coloque um vinil para tocar e aumente o volume. Se o som distorcer muito, é hora de trocar.

Consultoria: Bento Araújo (@poeirazine), escritor, podcaster e colecionador de discos.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.