Clique e assine com até 75% de desconto

Música ao vivo no micro

Com o CD-ROM MIDI MusicShop, pode-se compor música e aprender sobre estilos e história dessa arte

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 22 jul 2009, 22h00

Carlos Seabra

Não é preciso ter conhecimento musical para operar com sucesso o MIDI MusicShop, programa multimídia fácil de lidar e disponível em CD-ROM. Isso aumenta muito os recursos à disposição dos usuários. Os que mexem com música descobrem aqui um novo mundo de possibilidades, que abrevia muito o processo criativo. E a aprendizagem de música ganha uma nova perspectiva, pois a notação musical passa a ser manipulada e ouvida com mais facilidade, encurtando a distância entre a teoria e a prática.

Há um grande número de novos programas multimídia. São tantos à venda ou disponíveis nos BBS que fica difícil escolher um. Com os programas, podem-se compor músicas usando um teclado virtual que aparece na tela do computador, ou então usar um teclado de verdade, desde que haja a interface adequada para fazer a conexão com o micro. Conforme o compositor escolhe as notas, o computador se encarrega de colocá-las na partitura. É possível depois mudar notas ou trechos inteiros, acrescentar outros e definir os instrumentos que vão executar aquela peça com muita faculdade.

A maior parte dos equipamentos e programas musicais utiliza a tecnologia MIDI (que significa Interface digital para instrumentos musicais), que deve existir tanto no próprio equipamento como no software.
Disponível em CD-ROM, o software MIDI MusicShop traz três módulos: Music Mentor, Recording Session e World of Music Sampler. O módulo Recording Session é o programa principal, que permite gravar músicas na memória do micro, transformando-as em partitura musical, que pode ser editada. Assim, o usuário pode gravar um trecho de uma sinfonia de Tchaikovsky, por exemplo, e depois brincar de alterar notas, trocar os instrumentos e mexer no andamento. Quem tiver a coragem de se arriscar a compor sozinho, basta ir colocando as notas na partitura e, com um dique do mouse, ouvir na hora as partes já compostas, com o som de todos os instrumentos.

A seção World of Music Sampler traz dezenas de músicas prontas, de vários gêneros, para servirem como exemplo de estudo ou para simples audição. A maioria das músicas abrange clássicos de Beethoven, Mozart, Bach e outros, mas também músicas tradicionais e populares, além de algumas de jazz. O Music Mentor traz algumas aulas sobre a estrutura e história da música clássica, com textos fáceis de entender e ilustrações de partituras. Todas as telas possuem botões que, quando clicados, tocam os exemplos musicais, demonstrando sonoramente conceitos como ritmo e harmonia, com as características de cada estilo.

Continua após a publicidade
Publicidade