GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Apanhador no Campo de Centeio

J. D. Salinger

NOME ORIGINAL_The Catcher in the Rye (Estados Unidos)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Editora do Autor; 1999

 

DO QUE TRATA

Após repetir em todas as matérias, com exceção de inglês, o adolescente Holden Caulfield deixa o colégio perto do Natal. Antes de encarar os pais, decide passar dois dias em Nova York para entender a si mesmo. O livro narra acontecimentos na vida de Caulfield durante 48 horas.

QUEM ESCREVEU

O mais famoso fato da vida do nova-iorquino Salinger (1919) é sua reclusão. Judeu, cresceu num grande apartamento da Park Avenue. Estudou redação literária na Universidade de Colúmbia e foi soldado na Segunda Guerra. Seu livro foi um sucesso instantâneo, mas Salinger proibiu a publicação de fotos suas para promovê-lo.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Caulfield está para a literatura assim como James Dean em Juventude Trans-viada (1955) está para o cinema. Salinger dá forma à angústia do adolescente desajustado. A transição para a vida adulta é vista como a perda da inocência e significa adotar papéis preestabelecidos numa sociedade hipócrita. É uma das primeiras críticas ao modo de vida americano, que viria a se transformar nas revoluções dos costumes uma década depois.