Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O mapa interativo dos museus brasileiros

A ferramenta te ajuda a encontrar expositores perto da sua casa, trabalho, ou até aquele boteco que você gosta

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 set 2018, 20h36 - Publicado em 3 set 2018, 23h01

É bem provável que junto com a notícia sobre o incêndio no Museu Nacional, tenha vindo uma pontada de frustração: é bem possível que você nunca tenha posto os pés no palácio que o abrigava.

Pior ainda, se isso aconteceu, você não é a exceção: o Nacional não estava nem no top 10 do ranking de museus mais frequentados do país.

O lado doce desse dado amargo é que, se ele não estava entre os mais visitados, significa que há outros tantos, até mais conhecidos, que você pode visitar depois dessa tragédia histórico-cultural.

Os expositores brasileiros estão por aí (neste link fizemos 7 boas indicações). Só que eles não são poucos. Temos museus aos montes. Na verdade, é possível que um ou outro esteja até perto da sua casa, muito mais acessível do que você imagina. Se for o caso, você vai descobrir agora mesmo.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), há 3.789 museus no Brasil. 1001 deles compartilharam seus dados com a instituição e revelaram que, somados o número de visitantes ficou perto dos 32 milhões, durante o ano de 2017.

Continua após a publicidade

O Louvre, na França, conseguiu 8 milhões de visitas em um ano, sozinho. Ou seja: com só 4 Louvres, já daria a soma de todos os mais de mil museus brasileiros.

A estatística é ainda pior quando se olha para os museus separadamente: 17 deles receberam um total de zero visitas durante o ano todo.

Uma ferramenta, no entanto, facilita a vida de quem quer mudar esses números. O Ibram tem disponível em seu site a plataforma museusbr.

Continua após a publicidade

Ela é nada mais nada menos do que um mapa com os museus e outros expositores (como Zoológicos e Aquários) do país. Parece simples, mas é revelador. É bem provável que você descubra uma exposição acontecendo no caminho para o trabalho, ou perto daquele boteco que você gosta.

A ferramenta ainda permite que você aponte onde existem pequenos novos museus, que ainda não foram reconhecidas oficialmente. É um dos poucos casos de ferramentas oficiais em que facilitar o acesso das pessoas vem na frente da burocracia. Uma inversão mais do que importante – especialmente em tempos de fogo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.