Dia dos Pais: Revista em casa a partir de 9,90

O marketing do monarca

A fabricação do rei, a construção da imagem pública de Luís XIV

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 22 jul 2009, 22h00

Peter Burke, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1994

A imagem de Luís XTV, que reinou na França de 1643 a 1715, foi fabricada com boa propaganda política. Pelo menos é isso o que demonstra o historiador americano Peter Burke, da Universidade de Cambridge. Utilizando-se de centenas de pinturas a óleo, medalhas, esculturas, tapeçarias, peças de teatro, bales e óperas que, invariavelmente, exaltavam o monarca, Burke explica de que jeito e com que dinheiro os “marketeiros” da época produziram um Luís XIV que foi até considerado divino pelos franceses, que o chamavam de o Rei Sol.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.