GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O país dos seus filhos

Não é novidade que o Brasil lida muito mal com seus recursos naturais. Estamos sentados sobre um tesouro estimado em 2 trilhões de dólares .

Vinícius Romanini / Yvoty Macambira

A Amazônia em chamas, a Mata Atlântica devastada, o Pantanal invadido. Mais: praias poluídas, espécies animais desaparecendo para sempre e ar de péssima qualidade nas grandes cidades. Não é novidade que o Brasil lida muito mal com seus recursos naturais. Estamos sentados sobre um tesouro estimado em 2 trilhões de dólares – a nossa natureza. E, a cada dia que passa, a dilapidamos um pouco mais. Mas você já sabe disso tudo. O que você talvez ainda não saiba é que há soluções simples e inteligentes para resolver cada um desses problemas. É precisamente isso que estamos trazendo a você neste especial: as melhores idéias para começarmos a reverter – já – a devastação ambiental que nos impingimos ao longo de cinco séculos. Quando fui convidado a editar Como Salvar o Brasil, o diretor de redação da SUPER Adriano Silva fez uma importante recomendação: que as matérias não caíssem no denuncismo vazio, na mera contabilização do caos, tão comum na cobertura de ecologia que se lê por aí na imprensa.

Ao contrário, a missão era mostrar as saídas possíveis, os caminhos que se apresentam para sairmos do atoleiro. Para cumprir esse desafio, repórteres pesquisaram a fundo, em busca das melhores respostas para os principais problemas que afligem nossa natureza. Entrevistaram políticos, empresários, pesquisadores, ambientalistas. E também índios, caiçaras, seringueiros, peões, sertanejos e moradores das grandes cidades. Ou seja: falamos com os brasileiros – nós mesmos. Enquanto isso, nossa equipe de arte, capitaneada por Henrique Möller, pesquisava imagens, produzia infográficos e cuidava para que as matérias tivessem um acabamento visual perfeito. O resultado são 70 páginas cheias de grandes alternativas, planos simples, opções factíveis que conciliam desenvolvimento econômico com conservação deste tremendo ativo que é a nossa biodiversidade.

Por fim, você também vai encontrar em Como Salvar o Brasil experiências que já estão acontecendo, resultados que estão sendo obtidos, tudo o que está sendo feito para consertar os erros do passado e garantir que, no futuro, você possa entregar a seus filhos um país melhor do que o que você recebeu dos seus pais. Boa leitura!