GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Segundo Sexo

Simone de Beauvoir

NOME ORIGINAL_Le Deuxième Sexe (França)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Nova Fronteira; 2000


DO QUE TRATA

O livro traz uma análise profunda sobre a condição das mulheres na sociedade, abordando aspectos psicológicos, biológicos e históricos. Como a autora pertencia ao time dos existencialistas, ela parte da teoria que não se nasce mulher, mas “torna-se mulher”. O Segundo Sexo trata do sexo feminino sem rodeios, analisando a vagina, a menstruação, o prazer feminino e outros detalhes, em linguagem direta, que foi chocante para a época.

QUEM ESCREVEU

Simone de Beauvoir (1908-1986) ficou famosa por ser uma mulher bastante libertária para seu tempo, inclusive em relação à sua vida pessoal. Teve um relacionamento de 50 anos com o filósofo Jean Paul-Sartre, com quem estudou em Paris e ainda editou uma revista. Os 2 nunca moraram juntos, Sartre se envolvia com outras mulheres, mas formaram o casal-símbolo da filosofia, pela cumplicidade profissional e amorosa, acima de tudo.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A obra é considerada a bíblia do feminismo. Muitas das reivindicações feministas desde a década de 60 são baseadas no livro de Beauvoir, considerado revolucionário.