Charles Dickens
NOME ORIGINAL_Oliver Twist (Inglaterra)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Hedra; 2002
DO QUE TRATA
Oliver vive num orfanato, onde sofre maus-tratos. É escolhido pelos amigos para reivindicar mais comida e por isso é vendido ao dono de uma funerária. Foge para Londres à procura de parentes. Mas acaba numa gangue de jovens e é obrigado a fazer pequenos furtos. Ao final, é adotado.
QUEM ESCREVEU
Com o pai na prisão por causa de dívidas, Dickens (1812-1870) começou a trabalhar aos 12 anos numa fábrica. Com o dinheiro, sustentava a família. Tornou-se jornalista político e também escreveu várias obras de ficção.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Dickens levou a classe operária para o centro do romance, o gênero burguês por excelência. As más condições de trabalho e a exploração infantil na Inglaterra pós-Revolução Industrial são temas recorrentes da sua obra. A denúncia dessas injustiças em Oliver Twist precede em 7 anos a publicação de A Situação da Classe Operária na Inglaterra, de Engels (1845).
A obra foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1909, depois em 1948, a mais célebre. Está prevista para breve a estréia da terceira adaptação, com direção de Roman Polanski.