GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Padõres de beleza: Valor universal

Povos do mundo diferem nos critérios de beleza, mas todos a acham fundamental.

Spensy Pimentel

As loiras podem imperar hoje nos desfiles de moda, nas capas de revista e nos programas infantis, mas, na época da colonização, quando os europeus chegaram a muitas partes da África, da América e da Ásia, a reação à pele e aos cabelos claros não foi tão entusiástica. Os brancos eram vistos como fantasmas ou demônios. Para os japoneses da metade do século XIX, os ocidentais pareciam ter “olhos de cachorro”. É como folhear uma revista feminina dos anos 60 ou ver os quadros renascentistas com aquelas modelos rechonchudas – dificilmente você acha as mulheres de outras épocas tão interessantes quanto as de hoje. Os conceitos de atratividade mudam com o tempo e variam de povo para povo. “Em cada cultura, existe uma aprendizagem dos padrões de beleza”, diz o psicólogo César Ades, da Universidade de São Paulo. Mas ele faz a ressalva: “Isso não quer dizer que não existam alguns elementos estéticos válidos para a humanidade em geral”. Os cientistas estão aprendendo a diferenciar os padrões culturais dos biológicos. Já sabem que, nas mulheres, sinais relacionados à juventude e à fertilidade são considerados belos por homens de qualquer cultura. Lábios grossos, olhos grandes, queixo fino e cintura estreita são sucesso garantido, tanto em Ipanema quanto em uma aldeia ianomâmi. As mulheres também se sentem atraída por traços tipicamente masculinos, como maxilar anguloso, testa proeminente e peito vigoroso. Para conferir, olhe a foto do jogador Raí, aí em cima.

A ilha da dieta

Em países desenvolvidos, a magreza pode ser vista como bela, mas nas regiões mais pobres do planeta ocorre o contrário. Em Tonga, um arquipélago no sul do Pacífico, ser gordo foi durante muitos séculos um privilégio reservado aos reis. Nas últimas décadas, com a influência dos costumes ocidentais, a população aumentou o consumo de gordura e de proteínas. A obesidade e as doenças circulatórias se tornaram endêmicas. Para combater o problema, o rei fez dieta e agora incentiva seus súditos a praticar ginástica. Os gordos passaram de bonitos a feios.

Com a bola toda

Equilíbrio faz sucesso.

A simetria facial faz parte de qualquer receita de beleza humana. Traçando linhas sobre um retrato, os pesquisadores podem analisar o quanto as medidas dos olhos, do nariz, da boca e das faces expressam uma correspondência entre os lados direito e esquerdo. Veja as medidas perfeitas do jogador de futebol Raí, que arranca suspiros até de quem nunca foi a um estádio.