Dia das Mães: Assine a partir de 10,99/mês

Parceria entre Disney e NFL vai transformar partida em animação em tempo real

No próximo domingo (1), Atlanta Falcons e Jacksonville Jaguars vão se enfrentar em Londres – e em um cenário de "Toy Story". Entenda.

Por Caio César Pereira
Atualizado em 26 set 2023, 12h04 - Publicado em 26 set 2023, 11h58

A temporada regular da NFL, a liga de futebol americano dos EUA, tem 272 jogos – cada um dos 32 times joga 17 vezes, entre setembro e dezembro. Normal. Mas, no próximo domingo (1), a partida entre o Atlanta Falcons e o Jacksonville Jaguars será diferente do convencional. Bem diferente.

Em uma parceria com a Disney, a NFL terá uma transmissão paralela do jogo (que rolará no estádio Wembley, em Londres): uma animação em tempo real com os jogadores de ambas as equipes.

Pois é. A partida, intitulada Toy Story Funday Football – um trocadilho com “fun” (diversão) e “sunday” (“domingo”) – será replicada no quarto do Andy, o dono dos brinquedos da animação da Pixar. Woody, Buzz, Rex e cia. estarão espalhados pelo cenário. O jogo também terá um show do intervalo com Duke Caboom, personagem dublado por Keanu Reeves em Toy Story 4.

Todos os outros elementos do jogo, como placar, anúncios, narradores, e etc, também serão animados no estilo do universo de Toy Story. Tudo isso será possível graças à combinação de duas tecnologias.

A primeira é a Next Gen Stats, um sistema desenvolvido pela NFL, empresas do ramo esportivo e a AWS (o braço de computação em nuvem da Amazon). O Next Gen captura e monitora todas as jogadas e movimentos dos jogadores durante a partida. Para isso, usa até 250 “tags” por jogo – etiquetas com chips espalhadas pelo estádio, no uniforme dos atletas – e na bola. As tags enviam dados via rádio a uma taxa de até 10 vezes por segundo. Essas informações são usadas durante (e após) o jogo para montar relatórios de desempenho.

Continua após a publicidade

A segunda vem da Beyond Sports, empresa holandesa que utiliza inteligência artificial para rastrear movimento e renderizar simulações animadas em tempo real. De acordo com o site da companhia, uma das aplicações da tecnologia seria a de transpor partidas e eventos esportivos para a realidade virtual do metaverso.

Essa não é a primeira investida da Disney nesse sentido, vale dizer. Em fevereiro deste ano, a casa do Mickey já havia fechado uma parceria com a NHL (a liga nacional de hóquei dos EUA) para a transmissão de um jogo em tempo real em animação.

Quer assistir ao jogo animado de futebol americano? A partida começará no domingo (1), às 10h30 (horário de Brasília), e será transmitida pelo Disney+, Star+ e NFL+ em 95 países, incluindo o Brasil.  

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:


Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.