Jack Kerouac
NOME ORIGINAL_On The Road (Estados Unidos)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Jack Kerouac
DO QUE TRATA
Sal Paradise, o narrador do romance, vive com sua tia em Nova Jersey, nos Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Em Nova York, conhece Dean Moriarty, um andarilho nascido em Denver. Cinco anos mais novo que Sal, Dean compartilha o seu amor por literatura e jazz e a vontade de correr o mundo. Tornam-se bastante amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior do país quanto uma viagem interior de autoconhecimento, dos personagens e sua geração.
QUEM ESCREVEU
Jean-Louis Kerouac (1922-1969), conhecido apenas como Jack Kerouac, nasceu em Lowell, Massachussetts, nos Estados Unidos. Trabalhou como ajudante de cozinha, jornalista esportivo, apanhador de algodão, vigia de incêndios florestais. Sua primeira novela foi escrita aos 11 anos de idade e, aos 17, decidiu ser escritor. Pé na Estrada, sua obra mais importante, foi escrita em 3 semanas. Apesar de seu livro ser considerado o romance fundador da literatura beatnik, Kerouac rejeitava o rótulo. Preferia ser definido simplesmente como um estranho e solitário católico, louco e místico.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Lançado em meio ao conservadorismo americano da década de 50 e da Guerra Fria, o livro transformou-se instantaneamente em um sucesso e em um marco da literatura moderna, com seu estilo livre, espontâneo e verborrágico. Dava voz à geração crescida durante a Segunda Guerra Mundial, para quem os resultados desta e o mundo surgido após o confl ito não bastavam. Além de passar para a história como o livro mais famoso de Kerouac, a obra inaugurou o movimento beatnik, primeira manifestação da contracultura nos Estados Unidos, que questionava os valores da sociedade America na da época e pregava a liberdade acima de tudo, artística e comportamental. Não à toa muitos jovens pegaram a estrada literalmente, influenciados pelo livro. O termo beatnik é a junção da palavra “beat” que significa tanto ritmo e batida (influência do jazz) quanto beatitude (o que dá a dimensão espiritual), com o sufixo do satélite russo Sputnik (demonstrando um certo antiamericanismo).
10 livros superpop
_Pé na Estrada
Jack Kerouac (Brasiliense)
_Mate-Me Por Favor
Legs McNeil e Gillian McCain (L&PM)
_Alta Fidelidade
Nick Hornby (Rocco)
_Tanto Faz
Reinaldo Moraes (Azougue Editorial)
_Hell·s Angels: Medo e Delírio sobre Duas Rodas
Hunter S. Thompson (Conrad)
_Mais Pesado que o Céu
Charles Cross (Editora Globo)
_1000 Games Heroes
David Choquet (Taschen)
_Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano
Martin Scorsese e Michael Henry
Wilson (Cosac Naify)
_Crônicas – Vol.1
Bob Dylan (Planeta)
_Maldito
André Barcinski e Ivan Finotti
(Editora 34)
Pé na Estrada é inspirado nas aventuras de Jack Kerouac com seu amigo Neal Cassady (que deu origem ao personagem Dean Moriarty). Juntos, eles atravessaram os Estados Unidos e o México, com uma mochila nas costas, pegando carona. Kerouac criou o estilo livre de narrativa “on the road” inspirado nas cartas escritas por Cassady.