Playlist: 5 coisas para ler e jogar em agosto de 2025
A evolução da gravidez, a história de Jerusalém, a volta de "Destiny", as ideias de um CEO militarista - e um game bonito e caro.
A República Tecnológica
“As precondições para uma paz duradoura em geral decorrem de uma ameaça plausível de guerra”, escreve Alexander Karp, CEO da Palantir, uma poderosa (e misteriosa) empresa de 4 mil funcionários que desenvolve ferramentas digitais para o Pentágono. Neste livro, Karp revela ideias alarmantes sobre o futuro: diz que os Estados Unidos devem criar IAs militares para dominar o mundo.
História de Jerusalém
Ela é venerada por três religiões, capital de dois Estados, um pomo da discórdia no mundo atual. E se origina de uma única oliveira, 4 mil anos atrás. Nesta HQ, o historiador Vincent Lemire (diretor do Centro de Pesquisa Francês e autor do aclamado livro “Jerusalem 1900”) e o ilustrador Christophe Gaultier contam a trajetória de Jerusalém, narrada pelo ponto de vista da oliveira. Uma história repleta de cercos, ataques e disputas de poder, mas também harmonia entre povos.
Bonito e caro
Lançado em 2022 para o Nintendo Switch, este game foi o primeiro Kirby com cenários em 3D (o protagonista se transforma, engolindo objetos e assumindo o formato deles, para atravessá-los). O jogo fez sucesso, vendeu 7,5 milhões de cópias, e agora ganha uma versão para o Switch 2, com novos modos de jogo e gráficos bem melhorados, cheios de efeitos visuais. Mas o preço assusta um pouco.
Kirby and the Forgotten Land + Star-Crossed World. Lançamento dia 27/8, para Switch 2. R$ 499,90.
Titã de bolso
Antes de Fortnite e Valorant, houve Destiny: esse game de tiro online, lançado em 2014, foi o primeiro “jogo como serviço” – que ganha novas temporadas de conteúdo todos os anos. Vendeu mais de 20 milhões de cópias. Ele existe até hoje e ainda é grande, mas sem a força de outrora. Agora, tenta voltar ao topo com uma versão para a grande plataforma de games do mundo moderno: o smartphone.
Destiny: Rising. Lançamento dia 28/8, para iOS e Android. Grátis.
A Ciência da Gestação
O avanço dos exames pré-natais, que avaliam cada vez mais genes, e as descobertas sobre epigenética (ativação ou desativação de genes em resposta a estímulos ambientais) vêm transformando a gravidez. Neste livro a biomédica Rossana Soletti, doutora pela UFRJ, apresenta os estudos mais recentes, e surpreendentes, sobre o início da vida.
A química por trás do café mais caro do mundo, feito a partir de cocô de mamífero
Duas doenças fizeram o exército de Napoleão recuar da Rússia em 1812, revela estudo
O mercado da ignorância
O que ter um gato faz com o seu cérebro – e com o dele
O que é a “zona das múmias”, que guarda fósseis de dinossauros muito bem preservados

