Clique e Assine por apenas 8,90/mês

Projeto transforma desenhos de crianças em objetos reais

Para estimular a inventividade infantil, o inglês Dominic Wilcox promoveu oficinas que incentivaram os pequenos a usarem a imaginação para dar vida a novas invenções - que depois foram transformadas em objetos reais

Por Jessica Soares - Atualizado em 4 nov 2016, 19h10 - Publicado em 5 fev 2016, 13h15

Você já pensou como a vida de sua amiga joaninha seria mais fácil se ela tivesse um diminuto guarda-chuva para chamar de seu? Já imaginou como a vida no pré-escolar teria sido diferente se você fosse o popular dono de uma merendeira eletrônica que te diz se está na hora do lanchinho? Ou, quem sabe, seu sonho mesmo fosse ter um chinelo à prova de rangidos – que seria bem útil também para aquele seu vizinho de cima barulhento. Graças ao projeto INVENTORS!, um “protótipo” de cada uma dessas ideias incrivelmente originais existe atualmente na cidade de Sunderland, no nordeste da Inglaterra.

O responsável por dar asas e materialidade às fantásticas invencionices infantis é Dominic Wilcox – um reconhecido inventor de coisas inusitadas que já teve seu trabalho em exposição em diversas galerias e museus de diferentes cantos do mundo. A ideia para o projeto surgiu enquanto o britânico trabalhava na Steam Co., uma associação comunitária dedicada ao fomento e ao desenvolvimento de subsídios para professores, pais e comunidade estimularem o pensamento criativo das crianças durante o ensino primário. Parte de seu trabalho era ministrar aos pequenos oficinas de inspiração em que crianças eram convidadas a pensarem em suas próprias invenções. Impressionado pelos interessantes e imaginativos resultados da experiência, Dominic teve a ideia de tirar as ideias do papel.

Continua após a publicidade

Krystal James, de 9 anos, imaginou um despertador em forma de aranha indicado para os viciados na função soneca: “minha invenção é para quando você não quer se dar ao trabalho de levantar cedo — uma aranha vai estar pendurada no teto e se você não acordar às 7 da manhã ela vai descer e lamber a sua cara”

O objetivo do projeto INVENTORS! é inspirar e incentivar crianças a desenvolver e acreditar no poder da imaginação – e criar objetos fascinantes durante o processo. Para a última parte, o inventor contou com a ajuda de produtores locais da oficina FabLab, responsáveis por transformar as invenções infantis em objetos reais. O projeto teve início com a realização 19 oficinas com participação de crianças entre 4 e 12 anos. Durante os workshops, Dominic primeiro mostrava aos meninos e meninas seus próprios desenhos e invenções. Depois, foi a vez das crianças usarem a imaginação para ter ideias, que poderiam ser malucas ou funcionais – uma das dicas que o inventor deu às crianças foi pensar em problemas que eles ou suas famílias enfrentam e que poderiam ser resolvidos com uma invenção.

 

Ao todo, foram produzidos 600 desenhos de invenções estranhas, absurdas e/ou brilhantes. Entre as centenas de ideias, Dominic selecionou 60 projetos para serem transformados em um objeto de verdade, funcional ou não. Os jovens inventores foram os clientes por um dia – eles tiveram oportunidade de conversar com as pessoas responsáveis por produzir os objetos que imaginaram, oferecendo mais detalhes sobre suas ideias. Os designers tiveram quatro semanas para dar vida aos objetos inusitados, que integraram uma exposição realizada na cidade inglesa em janeiro. 

Continua após a publicidade

As ideias vão muito além do clichê “robô que limpa a bagunça do seu quarto”. Charlotte Scott, de 11 anos, por exemplo, criou uma “plataforma para evitar guerras”. Para escapar do cenário sombrio dos territórios assolados por conflitos, a garota criou um santuário suspenso que inclui um escudo invisível e uma horta de vegetais pré-plantados; o esconderijo secreto poderia ser acessado sentando em uma poltrona, que elevaria a pessoa até o território suspenso equipado com rodinhas e capaz de transportar seus ocupantes para um local seguro. 

A lista completa de desenhos e criações pode ser vista aqui

Publicidade