Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

SUPER conversa com os criadores de Rio

Cansados do mundo glacial, os criadores de A Era do Gelo I e II decidiram transformar a capital carioca no cenário de um novo filme, estrelado pelo papagaio Blue

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h05 - Publicado em 1 Maio 2011, 22h00

Carolina Cimenti

Cansados do mundo glacial, os criadores de A Era do Gelo I e II decidiram transformar a capital carioca no cenário de um novo filme. Criaram um personagem brasileiro, o papagaio Blue (que é capturado por ladrões de animais selvagens e adotado por uma americana) e desenvolveram uma trama que traz o pássaro domesticado de volta para a selvagem vida urbana carioca. O filme se chama Rio, e a SUPER foi conversar com os criadores da nova animação para descobrir como eles transformaram a cidade maravilhosa em desenho animado.

Rio – O Filme, 15 de abril nos cinemas.

Obra de artista
Continua após a publicidade

Engana-se quem acha que o computador faz o trabalho.

1. Tirar a foto

Continua após a publicidade

O primeiro passo é escolher uma imagem, na qual é definido o ângulo pelo qual a cena será filmada. O principal está aqui, como a vista do Cristo Redentor, mas não as sombras e o jogo de luz.

2. Ilustrar à mão
Tudo o que não reflete luz (as nuvens, por exemplo) é retirado. Aqui se adiciona sombra, cor e reflexo. Note o brilho do sol no mar. Tudo isso é feito à mão por um animador. O foco fica concentrado em apenas alguns objetos.

3. Finalizar
Agora é hora de adicionar os detalhes. O que falta? As nuvens, o céu e as cores realistas (repare que antes o céu estava preto). Agora a cena não se parece mais com um desenho. Cada quadro do filme recebe o mesmo tratamento.

Continua após a publicidade

Papo com o Pai do Rio
Carlos Saldanha, diretor do filme:

O Rio de Janeiro da animação é um Rio de mentirinha ou é o Rio de verdade?
Eu tentei recriar não só a natureza, mas também as partes urbanizadas. Por exemplo, selecionamos 10 estilos arquitetônicos que predominam no Rio, mesclamos tudo e colocamos sobre a cidade desenhada. Você não vai conseguir encontrar o seu edifício na animação, mas vai ver vários parecidos.

Como você fez isso?
Li mais de 50 livros. Depois imprimimos mapas da cidade no Google Maps e estudamos a topologia da área, mas aí chegou uma hora que faltava algo…

Continua após a publicidade

O quê?
Faltava ir lá. Levei 6 desenhistas e animadores e fomos passar o Carnaval na cidade.

Depois do carnaval ficou mais fácil?
Muito mais fácil. Como nenhuma dessas pessoas conhecia o Rio, foi legal ver o que chamava a atenção. Por exemplo, todos se surpreenderam quando viram coco verde. Eles pensavam que coco é marrom. Então decidimos adicionar isso ao filme.

Quais foram os desafios de animação?
É difícil recriar pena de pássaro, por exemplo. Mas o maior desafio foi animar o Carnaval: tudo tem movimento e brilha! Começamos a trabalhar nessas cenas, mas elas foram as últimas a terminar!

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.