Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

“Terra e Paixão” ficou no quase: quais novelas da Globo ficaram mais tempo no ar?

A atual novela das nove chega ao fim – e bate na trave como uma das mais longevas da emissora. Confira o top 5.

Por Leo Caparroz
Atualizado em 19 jan 2024, 18h38 - Publicado em 19 jan 2024, 17h34

Acaba, nesta sexta-feira (19), a novela Terra e Paixão. Na programação da TV Globo desde maio de 2023, a produção de 221 episódios quase entra para o top 5 de novelas da emissora com mais capítulos – só mais 21 e empatava com o quinto lugar.

Quem vai substituí-la no horário das 21h é um remake de Renascer, novela de 1993 que teve 213 capítulos – quem sabe a nova versão encosta no ranking?

Confira as novelas da TV Globo que ficaram mais tempo no ar:

5 – Minha Doce Namorada (1971-1972): 242 capítulos

Trama de Minha Doce Namorada
(Memória Globo/Reprodução)

jovem órfã Patrícia (Regina Duarte) parte para o Rio de Janeiro. Ela faz amizade com o Seu Pepe (Sadi Cabral), sem imaginar que, além de dono da empresa onde trabalha, é tio-avô de Renato (Cláudio Marzo), um rapaz pelo qual se apaixonou. 

Para ficarem juntos, o casal terá que enfrentar a oposição dos tios de Renato e sobrinhos de Seu Pepê. A dupla de vilões quer controlar os bens da família, já que Renato foi considerado o único herdeiro da grana do tio-avô. Outra interessada em destruir o romance é Verinha, a noiva mimada de Renato, que também está de olho na herança.

Minha Doce Namorada foi a responsável por alçar Regina Duarte à fama. A atriz, que depois seria Secretária da Cultura no governo Bolsonaro, ganhou o apelido de “namoradinha do Brasil”, por causa dos papéis de heroínas doces e ingênuas pelos quais ficou conhecida.

Continua após a publicidade

4 – Empate: Selva de Pedra (1972-1973)/Barriga de Aluguel (1990-1991): 243 capítulos

Em quarto lugar, temos um empate técnico.

A primeira versão de Selva de Pedra foi um recorde de audiência. Um dos capítulos chegou a registrar 100% de audiência no Ibope. Ela chegou para substituir O Homem Que Deve Morrer no horário das 20h, que, por sua vez, tinha substituído Irmãos Coragem uma sequência de hits.

Selva de Pedra
(Memória Globo/Reprodução)

De Janete Clair, a trama gira em torno da ascensão do jovem interiorano Cristiano Vilhena (Francisco Cuoco), dividido entre o poder e a felicidade com sua esposa, Simone (Regina Duarte). A ambição aproxima o protagonista do vilão Miro (Carlos Vereza), capaz de tudo para eliminar qualquer obstáculo à ascensão social de Cristiano.

Uma curiosidade: no início, era previsto que Cristiano se casaria com uma outra mulher, Fernanda (Dina Sfat), depois que um acidente de carro desse Simone como morta. Ela, na verdade, tinha sobrevivido, o que colocaria Cristiano em maus lençóis. Contudo, a censura da Ditadura Militar não gostou nada desse enredo e proibiu que isso acontecesse. Teoricamente, se Simone continuasse viva e Cristiano se casasse novamente, ele estaria cometendo o crime de bigamia.

Continua após a publicidade

A novela foi a estreia de Glória Pires na Globo. Aos oito anos de idade, ela interpretou Fátima, uma criança que morava na pensão em que Cristiano e Simone se hospedam ao chegar.

Barriga de Aluguel
Ana, Zeca e Clara compõe o núcleo do enredo de Barriga de Aluguel. (Memória Globo/Reprodução)

Barriga de Aluguel é a novela mais recente da lista: foi ao ar no início dos anos 1990 e é a única colorida. Escrita por Gloria Perez, conta do casal Ana (Cassia Kis) e Zeca (Victor Fasano), que, apesar de um casamento perfeito, não conseguem ter filhos. Para realizar o sonho de serem pais, o casal usa inseminação artificial e contratam a jovem Clara (Cláudia Abreu) como barriga de aluguel.

Clara é uma moça pobre que vê na proposta uma chance de melhorar de vida; ela encara a ideia como um simples negócio, e esconde sua decisão dos amigos e parentes. Com o avanço da gravidez, as relações entre Clara e Ana se complicam e Zeca acaba se envolvendo com Clara. Após o nascimento da criança, as duas passam a disputar a maternidade, e o caso é levado aos tribunais.

Perez teve a ideia da novela em 1985, mas os executivos da Globo acharam a história muito surreal para a época e a empurraram com a barriga (rs). Mesmo quando ela foi ao ar, não acharam que daria tanta audiência e colocaram o folhetim no horário das 18h. Mas a novela foi tão bem que acharam melhor estender sua duração. O final é inconclusivo: não dá para saber qual das duas ficou com a criança.

Continua após a publicidade

3 – O Homem Que Deve Morrer (1971-1972): 258 capítulos

O Homem Que Deve Morrer
A novela “O Homem Que Deve Morrer” ficou no ar por um ano, com 258 episódios. (Memória Globo/Reprodução)

Exibida às 20h, a novela de Janete Clair (outra vez por aqui) se passa em Porto Azul, uma fictícia cidade em Santa Catarina. O médico Ciro Valdez (Tarcísio Meira) desperta a ira do vilão Otto Müller (Jardel Filho) ao salvar sua vida com um transplante de coração de um jovem negro. Otto é o poderoso superintendente de uma companhia de mineração na região – é um homem influente, perigoso e racista. A raiva pelo médico aumenta ainda mais quando Ciro se apaixona pela ex-esposa de Otto, Esther (Glória Menezes).

2 – Irmãos Coragem (1970-1971): 328 capítulos

Em segundo lugar fica a primeira versão de Irmãos Coragem, mais um folhetim de Janete Clair. A novela ficou no ar por exatos um ano e quatro dias. A segunda versão, exibida em 1995, teve metade da duração: 155 episódios.

Irmãos Coragem - 1ª versão
(Memória Globo/Reprodução)

A história é um bangue-bangue à brasileira. João (Tarcísio Meira), Jerônimo (Cláudio Cavalcanti) e Duda (Cláudio Marzo), os tais Irmãos Coragem, se voltam contra o latifundiário Pedro Barros (Gilberto Martinho). Pedro quer controlar o comércio de diamantes na fictícia cidade goiana de Coroado; para isso, corrompe a polícia, compra votos e oprime a população.

Continua após a publicidade

Era uma novela do extinto horário das 20h (que, agora, é às 21h). Essa faixa da programação ficou marcada por produções extensas e de alto nível na Globo – e Irmãos Coragem ajudou a começar essa tradição.

“Ele consolida a liderança de audiência da Globo no país”, afirma Lucas Martins Néia, roteirista e pesquisador da história da telenovela. “Você tem uma novela que é meio que o bangue-bangue à brasileira; um gênero cinematográfico trazido para o contexto do país. Esse binômio ‘metrópole e interior’ vai ser muito forte na teledramaturgia, e essa novela é interessante porque ela trabalha muito isso.”

A Grande Mentira (1968-1969): 341 capítulos

A Grande Mentira
“A Grande Mentira” é a grande campeã de longevidade. Com 341 episódios, é a novela mais longa da TV Globo (Memória Globo/Reprodução)

Quem leva o título de novela mais longa da história da Globo é a produção A Grande Mentira. Ela foi ao ar em junho de 1968 e acabou em julho de 1969. Foram 341 capítulos, escritos por Hedy Maia, transmitida no horário das 19h durante mais de um ano.

A trama lembra aquelas comédias românticas clichês: o milionário Roberto Albuquerque (Cláudio Marzo) atropela Maria Cristina (Myriam Pérsia) e os dois se apaixonam. Mas a mãe dele, Viridiana Albuquerque (Neuza Amaral), não aprova a relação dos dois porque a moça é pobre.

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.