GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tipos Psicológicos

Carl Gustav Jung

NOME ORIGINAL_Psychologische Typen (Suíça)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Vozes; 2001


DO QUE TRATA

Jung classifica 2 tipos de personalidades: o extrovertido e o introvertido. O primeiro tem seu foco de atenção voltado para o exterior, enquanto o segundo está mais concentrado nos seus processos psicológicos. O extrovertido vê a realidade sob os aspectos objetivos, o introvertido enxerga as coisas sob a sua ótica pessoal. Todos os homens têm em sua personalidade traços dos 2 tipos, havendo sempre um preponderante. Para classificar o tipo psicológico, Jung parte das funções básicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

QUEM ESCREVEU

O psiquiatra Carl Gustav Jung (1875-1961) nasceu numa aldeia suíça e fundou a escola de psicologia analítica, uma dissidência da psicanálise freudiana, caracterizada pela introdução do conceito de inconsciente coletivo.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Porque revelou, para leigos e especialistas do mundo todo, que a forma de o homem reagir aos estímulos externos é relativa a seu tipo psicológico, e por isso muitos dos conflitos entre as pessoas decorrem exatamente das diferenças tipológicas de comportamento.