GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tratados Hipocráticos

Hipócrates de Cós

NOME ORIGINAL_Corpus Hippocraticum (Grécia)
EDIÇÃO EM ESPANHOL_ Gredos; 1983


DO QUE TRATA

Reunidos em 7 volumes, os textos atribuídos a Hipócrates revelam os costumes relacionados aos tratamentos terapêuticos realizados na Grécia antiga, principalmente. Na verdade, trata-se de uma grande e valiosa coleção realizada por vários autores durante quase 7 séculos, onde estão reunidos 60 tratados de temática variada (como alimentação, medicamentos e procedimentos).

QUEM ESCREVEU

Apesar de atribuídos ao médico Hipócrates, estudioso que viveu na Grécia antiga e é considerado o pai da medicina, esses tratados odem ter sido escritos anos depois de sua morte, talvez por médicos da escola de Hipócrates.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Marca o nascimento da medicina. É o principal registro dos hábitos medicinais da Antigüidade. Pautou profissionais até o final do século 18. E, apesar de a ciência ter evoluído amplamente, os textos ainda vigoram por unir medicina à filosofia. Nestes se encontra o “Juramento Hipocrático”, repetido até hoje por formandos da área, em escolas do mundo todo.

Algumas afirmações dos Tratados chegam aparecer absurdas. Em um texto dedicado às virgens, diz-se que mulheres, quando não se asam, apresentam desvarios, terrores e agitação!