GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tumblr compara David Bowie a lesmas marinhas – e o resultado é perfeito

O camaleão do rock estava mais para lesma do mar do rock...

Tá certo que o saudoso da vez é Cauby Peixoto. Com todo o respeito ao autor de “Conceição”, ele não tinha o mesmo impacto visual que o antepenúltimo grande artista a nos deixar pelos verdes pastos: o camaleão David Bowie.

Eu disse camaleão? A alcunha vem dos anos 70, mas alguém acaba de descobrir que não é a melhor. Parece uma ideia maluca, mas é ver para crer: o Tumblr Bowiebranchia compara os vários visuais de Bowie com nudibrânquios.

Nudibrânquios são lesmas marinhas que, como o nome indica, tem suas brânquias expostas, nuas, e são possivelmente os animais mais coloridos do mundo. A razão do visual tão glam é o aposematismo, o contrário da camuflagem. A cor berrante é um aviso aos predadores de que esse não é um bicho que leva desaforo. Os nudibrânquios são venenosos, injetando substâncias nocivas nos inimigos por meio de espinhos ou causando intoxicação e até morte se ingeridos.

E, veja só, a comparação pode ir além da coordenação de cores. Bowie era famoso pela androginia em certas fases. Nudibrânquios dão um passo além e são hermafroditas: menina e menino ao mesmo tempo. Duas espécies deles também são capazes de produzir sons – são lesmas cantoras.

Eu, da minha parte, resolvi abrasileirar a ideia. O que vocês acham?